Dez dias, dez toneladas de sardinha, dez mil litros de vinho vão ser consumidos na II Festa do Mar e da Sardinha, que vai decorrer de 4 a 13 de Junho em Vila Praia de Âncora, Caminha.
A organização, a cargo da Câmara de Caminha e de uma empresa de eventos, espera a visita de cerca de 80 mil pessoas.
Numa tenda com 90 metros de comprimento por 20 de largura, vão marcar presença 50 expositores, com produtos e serviços associados ao mar, além de cinco restaurantes, que servirão a sardinha confeccionada das mais variadas formas.
Sardinhas fritas de escabeche, sardinha com arroz de tomate, arroz de tranchos, sardinhas recheadas, costeletas de sardinha panadas, sardinha de rabito ao alto, empadão de sardinha, bolo de sardinha e sardinha assada na brasa são algumas das propostas. No recinto, o preço do prato da sardinha vai ser igual em todos os restaurantes: oito euros por uma dose para duas pessoas.
A festa conta ainda com a adesão de 28 restaurantes do concelho, localizados nas freguesias de Vila Praia de Âncora, Caminha, Vilarelho, Moledo, Cristelo e Âncora, onde os visitantes também poderão degustar as várias especialidades da sardinha.
A animação será assegurada por concertinas, cantares ao desafio, folclore e arruadas de bombos, a cargo dos vários grupos do concelho de Caminha. O cantador e tocador de concertina Augusto Canário e do grupo Lirolai da Agrupación Musical do Rosal, da Galiza, também entram na festa.