Foi um grande festival de música, patrocinado pelo Banco Espírito Santo, e que juntou LMFAO, TT, Nu Soul Family, Buraka Som Sistema, Ana Moura e os Black Eyed Peas e que juntou milhares de pessoas no Jamor no passado dia 30 de Maio.
A festa começou ao som da dupla de Dj’s LMFAO perante um público de todas as gerações: crianças, adolescentes e adultos não faltaram ao apoio à selecção portuguesa.
À medida que o Jamor ia ficando composto o cantor TT e a soul dos Nu Soul Family iam animando o público que tentava não esmorecer com o forte sol que se fazia sentir. A festa começou a sério com os Buraka Som Sistema que colocou o Jamor aos saltos. Mesmo quem não aprecia o estilo de música da banda não fica indiferente ao espectáculo que os Buraka dão no palco e é contagiado pelo ritmo.
Antes dos Black Eyed Peas subirem ao palco, um momento de grande emoção no Jamor. Ana Moura – acompanhada de uma guitarra portuguesa – interpretou o hino nacional e foi bonito ver o estádio todo a cantar empunhando todos os símbolos alusivos à selecção presentes. E na impossibilidade de ter os próprios jogadores da selecção neste espectáculo – na altura estavam na Covilhã em estágio – a situação foi resolvida com uma ligação em directo onde os jogadores portugueses falaram para o público que aplaudiu os seus heróis à distância.
Liedson foi o primeiro a falar num momento de boa disposição que colocou um sorriso no rosto de todos os que estavam no Estádio Nacional. Simão recebeu uma enorme ovação, antes de Carlos Queiroz afirmar que a música “I gotta feeling”, escolhida como hino desta selecção, pode “puxar pela alma”. Cristiano Ronaldo é também recebido com euforia pela multidão. “Estamos aqui cheios de vontade de estar aí, mas não podemos. Por isso desfrutem desse concerto por nós” afirmou Nani que falou por último.
Depois foi a vez dos Black Eyed Peas subirem ao palco. “Let’s Get It Started” deu início a uma grande festa. Ajudados pelo guarda-roupa brilhante, bailarinos fantásticos, um cenário futurista, a beleza de Fergie e um Will.I.Am frenético que gritava por “Lisboa”, os Black Eyed Peas cedo conquistaram a plateia que pulava sem parar ao ritmo dos grandes êxitos da banda norte-americana.
O momento alto da noite foi, como não podia deixar de ser, quando todos os elementos dos Black Eyed Peas, envergando camisolas, ccahecóis e bandeiras de Portugal, e as cerca de 40 mil pessoas que segundo a organização estavam no Jamor, entoaram a música oficial de Portugal no Mundial da África do Sul. “I gotta feeling” superou todas as expectativas e não houve uma única pessoa que não a tivesse entoado.
Depois da apoteose final, muitos sorrisos no rosto, e uma sensação de dever cumprido num concerto que serviu para desejar “boa sorte” à selecção portuguesa. E ficou provado que não vai ser por falta de apoio que as coisas não vão correr bem na África do Sul.