Madeira: Floresta laurisilva em expansão

Data:

O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, considera que a mancha verde da floresta Laurissilva da Madeira está em expansão invertendo uma tendência de séculos provocada pela ocupação humana e pelo pastoreio desordenado. A floresta Laurissilva da Madeira, classificada pela UNESCO em 1999 como Património Natural Mundial, ocupa uma área de 15.000 hectares sobretudo nos territórios dos concelhos nortenhos de São Vicente e de Santana.
A mancha verde das árvores da família das Lauráceas – o Loureiro, o Til, o Vinhático, o Barbusano – de São Vicente é uma das duas candidaturas madeirenses (a outra é a praia da ilha do Porto Santo)  às “7 Maravilhas de Portugal”, promovida pela New 7 Wonders Portugal e que em Setembro serão anunciadas.  Manuel António Correia explica que “a Madeira, antes da autonomia porque não tinha condições económicas e sociais para isso, não valorizava o ambiente e eu considero que, aquilo que se passa hoje na valorização e aposta no ambiente, é também fruto do desenvolvimento económico e social que a Madeira alcançou que, por via disso, consegue apostar em novos valores, apostar em novas fórmulas de desenvolvimento sustentável”.
A floresta Laurissilva da Madeira, húmida subtropical, foi em 1992 incorporada na rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa, constitui Zona de Proteção Especial no âmbito da Diretiva Aves e em 1999 foi classificada Património Natural Mundial pela UNESCO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.