Primeiro-ministro diz que Governo “não hesitará em manter as medidas até 2013”

Data:

O Governo “não hesitará em manter as medidas de austeridade até 2013 se for preciso”, mesmo sabendo que “só têm o apoio do PSD até final 2011”. A afirmação é do primeiro-ministro, feita ontem durante uma entrevista à RTP1.

José Sócrates disse que fez “tudo para não aumentar os impostos” e garantiu que não há nenhuma divergência com o ministro das Finanças. O Chefe de Governo sublinhou que Teixeira dos Santos “disse que, se for preciso, manteremos as medidas”, e garantiu que “as medidas de redução da despesa vão manter-se até 2013”.

, Sócrates lembrou que “os juros das Obrigações do Tesouro passaram de cerca de cinco por cento, e uma semana depois estava nos sete por cento”. “O mundo mudou nessa semana”, enfatizou, tendo havido “mudanças muito significativas nos mercados internacionais” e um ataque “especulativo e inesperado ao euro”.

“Essas três semanas [entre o final de Abril e meados de Maio] foram decisivas para mudar toda a Europa”, disse o líder do executivo, salientando que os outros países europeus também estão a tomar medidas para acelerar a redução do défice.

O primeiro-ministro recusou-se a pedir desculpa aos portugueses por ter aumentado os impostos, dizendo que só o faria se não tivesse coragem para tomar as medidas necessárias face a um quadro de crise financeira. A afirmação de José Sócrates foi dada quando confrontado pelos jornalistas com o facto de ter prometido não aumentar os impostos na última campanha eleitoral e com a atitude do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, que pediu desculpa aos portugueses por ter viabilizado as medidas de austeridade.

“Não peço desculpa por cumprir o meu dever e fazer o que é imprescindível para defender o país. Teria de pedir desculpa se não tivesse a coragem de tomar as medidas necessárias”, respondeu. José Sócrates reforçou depois que “só pede desculpa quem não faz aquilo que deve” e que “a ética da responsabilidade deve prevalecer”. Já sobre a atitude de Pedro Passos Coelho ter pedido desculpa, Sócrates limitou-se a comentar: “Cada um fala por si”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.