Angola: Centro de Língua Portuguesa de Benguela foi reinaugurado

Data:

O Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Benguela foi reinaugurado, este mês nas instalações da Universidade Katyavala Bwila. Equipado com internet e materiais áudio visuais, o novo Centro reabre na sequência de um protocolo de cooperação assinado pelo reitor da universidade, Paulo de Carvalho e pelo cônsul-geral de Portugal em Benguela, Alexandre Leitão.

Uma notícia, divulgada pelo Instituto Camões (IC) cita o cônsul Alexandre Leitão, referindo que o diplomata português destaca a celebração do protocolo como algo que contribuirá no humanismo pela cultura, divulgação do saber e o gosto da aprendizagem.
Conceber, desenvolver e gerir a rede de leitor e professores de língua e cultura portuguesa, estabelecer programa de apoio e criação de departamento de português em universidade portuguesa, formar a rede de docência do português no estrangeiro ao nível do ensino base, secundário e nível superior, foi outro objectivo avançado pelo cônsul,
Alexandre Leitão sublinhou ainda que é intenção do IC “promover o português como língua de comunicação internacional, apoiar a edição de texto e difusão de língua portuguesa no estrangeiro a querer desenvolver a sua missão, bem como conceder bolsa e subsidio a cidadão nacionais e no estrangeiro para o apoio ao ensino e divulgação da língua portuguesa e apoio a actividades culturais à comunidades portuguesas no estrangeiro”, refere a notícia.
O reitor da Universidade Katyavala Bwila, lembrou que a relação com IC em Benguela data de há sete anos, significando uma parceria que foi estabelecida com a Universidade Agostinho Neto, na qual se procura intensificar. Paulo de Carvalho considerou a língua portuguesa útil, não apenas por se tratar da língua oficial e de trabalho, comunicação veicular entre povos de várias origens, mas por ser cada vez mais utilizada em Angola no sistema de ensino e a única de acesso ao ensino em Angola.
Destacou ainda que o Centro “vai servir fundamentalmente os estudantes de língua portuguesa, que existem no Instituto Superior de Ciências de Educação (Isced), docentes, estudantes de outros cursos e a população em geral, visto que língua portuguesa é a idioma de trabalho”, e garantiu que a cooperação entre a universidade Katyavala Bwila e IC vai se intensificar em benefício dos dois países e povos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.