Anunciado há mais de dois anos, este programa continua por concretizar. “O Netinvet foi apresentado em Novembro de 2008, foi relançado no final do ano passado e até agora não há mais qualquer tipo de informação”, criticou Carlos Gonçalves. “O primeiro-ministro esteve em Paris, pediu às pessoas para investirem, mas nada disto (Netinvest) foi falado”, acrescentou.
O deputado social-democrata considera que “é num momento de crise que os apoios são importantes”. “Se querem que as pessoas invistam em Portugal, tem de haver medidas que apoiem esses investimentos”, acrescentou.
Programa deverá arrancar no final de Maio
No final de Fevereiro, no decorrer de uma reunião realizada em Lisboa, os membros da Comissão Permanente dos Assuntos Económicos (CPAE) do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) ouviram da embaixadora Margarida Figueiredo, directora-geral dos Assuntos Técnicos e Económicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a confirmação de que o Netinvest vai arrancar no final de Maio, com um balcão único a funcional das instalações da Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, em Lisboa.
Dotado de uma verba inicial de quatro milhões de euros no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o Netinvest é um programa de apoio ao investimento lançado pela Secretaria de Estado das Comunidades, destinado aos empresários portugueses no estrangeiro e que visa a captação de investimentos em Portugal.