“Portugal deve apostar mais na exportação de alimentos” – Ministro da Agricultura

Data:

O ministro da Agricultura, António Serrano, defendeu que Portugal deve promover as suas exportações de alimentos, área em que o país é “altamente deficitário”, uma vez que o sector agrícola é “estratégico” para a economia nacional. “A agricultura deve ser um sector estratégico nacional. É decisiva para promover as nossas exportações de alimentos e reduzir as importações”, afirmou António Serrano. O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas falava à Agência Lusa, à margem da sessão de encerramento, a que presidiu, do seminário “O PRODER e a PAC pós 2013”. O seminário, organizado pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS), visou debater o futuro do espaço agrícola comum.
O ministro da Agricultura realçou à Lusa ter-se tratado do “primeiro debate público aberto à sociedade civil” sobre o processo negocial em torno da Política Agrícola Comum (PAC) que vai vigorar na União Europeia (UE) após 2013. Questionado sobre as preocupações do Governo nesta área, António Serrano lembrou que Portugal “consome mais alimentos” do que os que produz e que “é necessário garantir que a agricultura” portuguesa “tem condições para reforçar o papel estratégico que tem no país”.
“Consumimos mais produtos alimentares do que os que produzimos, pelo que temos de importar grande parte deles. Somos altamente deficitários”, afirmou, argumentando que é necessário alterar esta situação. A agricultura é um “sector fundamental para o desenvolvimento da Europa e do país. Deve continuar a garantir a função primária de produção de alimentos para a nossa população”, frisou.
No seio da UE, afirmou, o Governo português vai defender a importância da agricultura “em todas as suas dimensões, de sustentabilidade económica, social e ambiental”. A negociação da PAC pós 2013 vai ser um processo “complexo”, uma vez que envolve 27 países, ao invés dos 15 da anterior reforma, realçou, mas Portugal vai “discutir abertamente esta matéria”.
“Criámos um conjunto de dispositivos técnicos para promover uma discussão ampla. A negociação política ao nível de Bruxelas será no segundo semestre de 2011 e, por isso, temos até final do primeiro semestre do próximo ano para consolidar a nossa posição”, afirmou.

                                                  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.