Papa/Portugal: 1200 autocarros com 35 mil peregrinos de Itália esperados em Fátima

Data:

Cerca de 1200 autocarros com 35 mil peregrinos de Itália são esperados dia 12 em Fátima, anunciou hoje o comandante territorial de Santarém da GNR, na conferência de imprensa de apresentação da operação de recepção do papa.

Vítor Lucas explicou que a Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima e a Câmara Municipal foram notificadas na semana passada para a participação deste grupo nas celebrações, admitindo que se trata de uma “preocupação acrescida” pois são “18 quilómetros de autocarros”.

Segundo o responsável, a viagem desta organização está a ser coordenada pela autarquia, estando previsto que os autocarros fiquem estacionados na localidade de Giesteira, no local onde um particular começou a construir uma pista para a aviação civil com vista à criação de um aeródromo.

O comandante das operações da GNR em Fátima esclareceu que a autarquia, através de mini autocarros, fará depois o transporte dessas pessoas até à Cova da Iria, apelando aos peregrinos que cheguem a Fátima “o mais cedo possível”.

Vítor Lucas chamou ainda a atenção para a existência de percursos alternativos em direcção a Fátima e para a existência de itinerários interditos devido à passagem de Bento XVI na cidade. Por outro lado, salientou que a operação da GNR, designada «Fénix», vai poder ser acompanhada nas redes sociais, no twitter (http://twitter.com/opfenix2010) e no facebook (http://gnrfatima.pt.vu).

“Vivemos numa época diferente e é um modelo diferente de comunicação”, observou o responsável, citado pela Lusa, explicando que se trata de uma forma de partilhar a informação e de ajudar e facilitar as pessoas que se deslocam a Fátima.

O responsável acrescentou que está prevista a distribuição de 50 mil folhetos de boas vindas aos peregrinos com o programa das cerimónias e informações sobre a localização dos parques de estacionamento e dos locais de socorro, assim como de contactos úteis.

Questionado sobre a eventualidade de ocorrerem manifestações no decurso da peregrinação do papa, o responsável recordou que o santuário é um espaço privado, mas de acesso público, onde as pessoas têm liberdade de culto. “Se estiverem a ser importunadas é um crime. De acordo com a lei, a GNR tem de actuar”, disse, explicando que a Câmara de Ourém já informou que não vai autorizar manifestações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.