O Papa vai ser presenteado, em Lisboa, com duas camisolas, do Benfica e do Sporting, assinadas pelos jogadores. Os principais clubes da capital vão oferecer as camisolas a Bento XVI, na celebração do Terreiro do Paço, dia 11 de Maio, às 18h15.
Num encontro com o Núncio Apostólico, que decorreu ontem, 5 de Maio, elementos da direcção destes clubes sublinharam a importância do desporto para a juventude. “O desporto é um bom veículo de valores”, disse José Eduardo Bettencourt, presidente do Sporting Clube de Portugal. Para além deste dirigente, o clube leonino estava representado pelo capitão da equipa de futebol, João Moutinho, e pelo judoca João Pina.
Por parte do Benfica esteve presente Ricardinho, jogador de Futsal, a judoca Telma Monteiro e o vice-presidente da direcção, Rui Gomes da Silva, que, apelando a uma “prática desportiva com valores”, referiu também que será oferecido “um troféu de prestígio com a águia” ao Papa.
Na celebração em Lisboa, dia 11 de Maio, o vice-presidente do Benfica disse que o clube estaria representado pelo presidente, Luis Filipe Vieira, pelo capitão Nuno Gomes e pelo director desportivo, Rui Costa. Inicialmente estava ainda prevista a presença de responsáveis do Belenenses.
As ofertas foram dadas a conhecer num encontro com o Núncio Apostólico em Portugal, que sublinhou, depois de agradecer as prendas, que “a Igreja tem um grande apreço pelo desporto”. Em declarações à Agência Ecclesia, D. Rino Passigato recordou os seus tempos de seminarista e de futebolista. “Sempre joguei com o camisola número 1, a do guarda-redes”, revelou, confessando ainda que gosta de futebol e é adepto do Inter de Milão, clube treinado pelo português José Mourinho.
O Porta-Voz da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Morujão, realça que esta manifestação dos clubes de Lisboa é “uma declaração de fraternidade com um ilustre hospede que defende também os valores do desporto”. E finaliza: “o desporto é uma escola de virtudes e valores”.