A Metro do Porto anunciou hoje o reforço do serviço no dia da visita do Papa, 14 de Maio, prometendo uma capacidade de transporte de “mais de 40 mil pessoas por hora”, durante a hora de ponta, nas estações mais centrais.
Em causa, neste reforço, estão as estações da Trindade, Bolhão e S. Bento, esperando-se que, no resto da rede, haja capacidade de transportar “cerca de 20 mil pessoas” por hora, a partir das 6 horas de dia 14, e até que a procura atinja “os níveis normais” – o que se espera que aconteça “ao fim da tarde”, disse à agência Lusa fonte da Metro do Porto.
Neste período de maior procura, a Metro do Porto promete, ainda, “a maior oferta de sempre”, com “cerca de cem veículos em circulação simultânea, na sua maioria com composições duplas”.
A frequência de veículos também vai aumentar: 10 minutos na linha Azul (Matosinhos), 15 minutos na linha Vermelha (Póvoa), 10 minutos na linha Verde (Maia), 5 minutos na linha Amarela (Gaia), 20 minutos na Violeta (Aeroporto) e 3 minutos no tronco comum entre as várias linhas (no percurso Senhora da Hora – estádio do Dragão).
Outro dos reforços diz respeito à noite de 13 para 14 de Maio – com excepção da linha Violeta, nenhuma das outras linhas vai encerrar.
Entre a 1 hora e as 5 horas, haverá frequências de passagem do metro de 30 minutos na linha Azul, de uma hora nas linhas Vermelha e Verde, de 20 minutos na linha Amarela e de 15 minutos entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão. Entre as 5 horas e as 6 horas (altura em que começará a hora de ponta), as frequências aumentam para metade, atingindo os seis minutos no tronco comum das várias linhas.
A operação de segurança que envolve a visita do Papa Bento XVI implica, no entanto, alguns condicionamentos à circulação do metro. A estação dos Aliados, por exemplo, estará encerrada durante todo o dia 14, reabrindo apenas ao final da tarde. “Todos os veículos que passarem nessa estação circularão sem passageiros, a partir das 6 horas, por razões de segurança”, refere fonte da Metro do Porto.
Como alternativa, a empresa recomenda a utilização das estações da Trindade (para quem venha de Norte), de S. Bento (para quem venha de Sul) e do Bolhão (Nascente).
Também por motivos de segurança, a estação de S. Bento e o Funicular dos Guindais estão encerrados entre as 9 horas e as 10 horas, período em que não será possível circular na linha Amarela, entre General Torres e o Porto.
A rede de vendas Andante vai disponibilizar um título especial válido para todo o dia 14, sem limite de viagens em toda a rede intermodal Andante, por 2,50 euros.