Papa/Portugal: Metro do Porto reforça serviço

Data:

A Metro do Porto anunciou hoje o reforço do serviço no dia da visita do Papa, 14 de Maio, prometendo uma capacidade de transporte de “mais de 40 mil pessoas por hora”, durante a hora de ponta, nas estações mais centrais.

Em causa, neste reforço, estão as estações da Trindade, Bolhão e S. Bento, esperando-se que, no resto da rede, haja capacidade de transportar “cerca de 20 mil pessoas” por hora, a partir das 6 horas de dia 14, e até que a procura atinja “os níveis normais” – o que se espera que aconteça “ao fim da tarde”, disse à agência Lusa fonte da Metro do Porto.

Neste período de maior procura, a Metro do Porto promete, ainda, “a maior oferta de sempre”, com “cerca de cem veículos em circulação simultânea, na sua maioria com composições duplas”.

A frequência de veículos também vai aumentar: 10 minutos na linha Azul (Matosinhos), 15 minutos na linha Vermelha (Póvoa), 10 minutos na linha Verde (Maia), 5 minutos na linha Amarela (Gaia), 20 minutos na Violeta (Aeroporto) e 3 minutos no tronco comum entre as várias linhas (no percurso Senhora da Hora – estádio do Dragão).

Outro dos reforços diz respeito à noite de 13 para 14 de Maio – com excepção da linha Violeta, nenhuma das outras linhas vai encerrar.

Entre a 1 hora e as 5 horas, haverá frequências de passagem do metro de 30 minutos na linha Azul, de uma hora nas linhas Vermelha e Verde, de 20 minutos na linha Amarela e de 15 minutos entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão. Entre as 5 horas e as 6 horas (altura em que começará a hora de ponta), as frequências aumentam para metade, atingindo os seis minutos no tronco comum das várias linhas.

A operação de segurança que envolve a visita do Papa Bento XVI implica, no entanto, alguns condicionamentos à circulação do metro. A estação dos Aliados, por exemplo, estará encerrada durante todo o dia 14, reabrindo apenas ao final da tarde. “Todos os veículos que passarem nessa estação circularão sem passageiros, a partir das 6 horas, por razões de segurança”, refere fonte da Metro do Porto.

Como alternativa, a empresa recomenda a utilização das estações da Trindade (para quem venha de Norte), de S. Bento (para quem venha de Sul) e do Bolhão (Nascente).

Também por motivos de segurança, a estação de S. Bento e o Funicular dos Guindais estão encerrados entre as 9 horas e as 10 horas, período em que não será possível circular na linha Amarela, entre General Torres e o Porto.

A rede de vendas Andante vai disponibilizar um título especial válido para todo o dia 14, sem limite de viagens em toda a rede intermodal Andante, por 2,50 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.