Até 30 de Junho, alunos e professores das escolas básicas e secundárias da União Europeia são convidados a
debater a cidadania europeia e os direitos fundamentais na UE, através da organização de eventos que motivem discussões, debates ou reuniões com figuras públicas locais, nacionais e europeias. A campanha Primavera da Europa pretende aproximar o velho continente dos seus cidadãos e conta já com a adesão de mais de três mil escolas.
Até 6 de Abril, estavam já inscritas três mil escolas e estavam a decorrer por toda a Europa, mais de mil eventos da Primavera da Europa. As primeiras mil escolas que partilharam os seus eventos no sítio web da campanha (springday@eun.org) foram premiadas com um kit especial para eventos, que incluiu orientações, auto-colantes, um mapa da Europa e posters.
Reuniões com peritos, concursos de canções e jogos são apenas alguns dos eventos que estão a ter lugar em escolas. A escola Èâàí Âàçîâ, na Bulgária, organizou um debate sobre direitos humanos, enquanto que os alunos do centro escolar Lajos Gyakorló Általános, na Hungria, celebraram as culturas Europeias, convidando um grupo de alunos holandeses para os visitarem. Na Grécia, alunos da Escola Secundária Nea Artaki estão a conceber um logótipo e um slogan ligados à Formação e Desenvolvimento profissional Europeus. Na República Checa, os alunos da SOS Blatná estão a participar num concurso de arte que se debruça sobre o tema do combate à pobreza e à exclusão social.
Debates com figuras públicas
A decorrer até 30 de Junho, a edição deste ano tem como objectivo envolver as comunidades escolares em discussões, debates e actividades relacionados com a cidadania europeia e os direitos fundamentais, temas que têm por base o facto de 2010 ser o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. A edição deste ano pretende também levar os alunos a debaterem importantes questões globais, como a coesão social e económica, os assuntos ambientais e a diversidade cultural.
As escolas estão assim convidadas a organizarem eventos “que motivem discussões, debates ou reuniões com figuras locais, nacionais e europeias”. Sessões de informação seguidas de um debate, um debate na escola, uma troca de opiniões online entre alunos de escolas de diferentes regiões ou países, uma aula utilizando as ferramentas disponibilizadas no sítio web da Primavera da Europa ou um encontro com uma pessoa envolvida em assuntos Europeus são algumas das propostas deixadas pela organização. “Todos os eventos deverão constituir para os alunos uma oportunidade única para aprender mais cerca da integração Europeia”, refere-se.
As figuras públicas convidadas a participar num debate na escola podem ser oriundas de diversos sectores da sociedade, como artistas, escritores, fotógrafos, pessoas envolvidas em projectos sociais e cooperativos ou no âmbito do Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social, alunos e professores que tenham integrado projectos educativos europeus ou noutras experiências relevantes.
Os convidados que queiram visitar uma escola podem contactar a equipa da Primavera da Europa (springday@eun.org) e de acordo “com as suas preferências e disponibilidade, serão apoiados em todas as fases do processo, por forma a encontrarem uma escola adequada ou a contactarem a sua antiga escola”, pode ler-se no sítio web da organização.
A iniciativa vem crescendo desde a primeira edição, realizada em 2002, e já se transformou num evento popular nos calendários escolares na UE. Em 2008, a campanha foi dedicada ao diálogo intercultural. Recebeu mais de cinco mil contributos de escolas de toda a Europa e mais de 300 convidados visitaram escolas por todo o continente. Na edição doa no passado, a criatividade e inovação forma os temas escolhidos. Mais de 6500 comunidades escolares inscreveram-se na campanha.
Ana Grácio Pinto
apinto@mundoportugues.org