Porto acolhe ciclo de conferências sobre a República

Data:

O núcleo do Porto do Centro Nacional da Cultura (CNC) promove até à Primavera de 2011, três ciclos de conferências que se debruçam sobre figuras do Porto ligadas à República. Realizadas no âmbito das comemorações do Centenário da Proclamação da República, visam “sublinhar aspectos que muitas vezes ficam escondidos atrás do evento”, como afirmou em conferência de imprensa, Eduardo Oliveira Fernandes, representante do CNC no Porto.
Figuras como Rodrigues de Freitas, Guerra Junqueiro, Basílio Teles, Sampaio Bruno, Alves da Veiga e João Chagas, nomes maioritariamente conhecidos em placas toponímicas, serão dados a conhecer nestes três ciclos de conferências.
“É fazer jus à história, à evolução e ao carácter do 5 de Outubro”, considerou Afonso Rocha, investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica. O ciclo de conferências arrancou no dia 22 de Abril, com o tema «O ante – 5 de Outubro do Porto».
Segue-se no dia 27 de Maio a segunda conferência, sobre «A revolução do 31 de Janeiro no Porto», e a 17 de Junho a última deste primeiro ciclo, sob o tema «O Pensamento filosófico-político do republicanismo do Porto».
Os segundo e terceiro ciclos desta iniciativa estão programados para o Outono e para a Orimavera de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.