Universidade dos Açores vai reproduzir bananeiras da Terceira in vitro

Data:

A Universidade dos Açores está a desenvolver um projecto de reprodução in vitro das bananeiras da ilha Terceira com o objectivo de assegurar a sua conservação.
Segundo o investigador David Horta Lopes, a universidade está “a identificar as plantas de banana locais para efectuar a sua caracterização genética, determinar as características que tenham interesse e assegurar que não venham a ser substituídas por plantas importadas, nomeadamente da Madeira e Canárias”.
O projecto, denominado AGRIOMAC, vai seleccionar as plantas mais produtivas entre as cerca de meia centena já cedidas pelos produtores locais, que serão depois multiplicadas em laboratório e, no final do processo, previsto para o próximo ano, alguns exemplares serão cedidos para serem usados em novas plantações. Os trabalhos contam com a colaboração da Cooperativa de Hortofruticultores da Ilha Terceira (FRUTER) e um financiamento de 40 mil euros do programa Interreg III/B-MAC (Madeira Açores e Canárias – Cooperação Transnacional).
David Horta Lopes salientou ainda que os investigadores também pretendem avaliar “a actividade oxidante e o conteúdo de flavanóis”, que são componentes naturais com capacidade para inibir o LDL, vulgarmente conhecido como colesterol mau. Apesar das plantas oriundas da Madeira e das Canárias serem mais produtivas em quantidade, por serem maiores e mais vigorosas, David Horta Lopes frisou que a banana local da Terceira “é mais saborosa”, porque, “embora mais pequena, é mais adocicada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.