Portugueses vão ligar Leiria a Xangai em jipe

Data:

O espírito de aventura levou quatro portugueses a lançarem-se numa expedição que vai atravessar 13 países, da Europa e Ásia, e percorrer cerca de 16 mil quilómetros em 35 dias. A partida foi dada de Leiria e a chegada, a Xangai, China, está programada para 6 de Junho, o dia de Portugal na Expo 2010…

Rui Gaspar, empresário de 46 anos e João Caiado, estudante e surfista, de 26 anos, o mais novo do grupo, são os dois residentes de Leiria que integram o grupo. A eles, juntaram-se o médico de Coimbra Luís Abreu, de 47 anos, e Afonso Cerejo, de 46 anos, técnico de moldes a viver na China e de quem partiu a ideia da viagem.
A viagem tem como meta final a chegada à Expo 2010, que decorre em Xangai. O dia já foi determinado: 6 de Junho, para festejar o dia de Portugal no certame. Mas o grande objectivo é a aventura. Em dois jipes, o grupo vai atravessar 13 países, da Europa e Ásia, estimando percorrer cerca de 16 mil quilómetros em 35 dias.
Até chegar à Turquia, os viajantes pretendem fazer mil quilómetros diários e, depois, até à China, entre 200 e 300 cada dia, justificando a diminuição com o desejo de parar em algumas capitais e conviver com os residentes locais. Neste percurso, João Caiado disse esperar todo o tipo de dificuldades, “desde pneus furados à falta de utensílios” que foram esquecidos na partida, mas acredita que o grupo dará um “jeito” para ultrapassar os obstáculos.
Já Rui Gaspar admitiu alguma preocupação face às “incertezas relativamente a exigências em termos fronteiriços”, apesar de todos os formalismos legais estarem tratados, ou o atravessamento da “Geórgia para a Rússia junto à Tchetchénia”.
Para a aventura foi necessário transformar dois jipes numa “casa” com dispensa, cozinha e cama, num custo de cerca de 10 mil euros por viatura.
Lâmpadas, fusíveis e amortecedores, copos, panelas e fogões, pastilhas para desinfecção de água e dezenas de latas de comida estão na carga que, para cada veículo, se situa entre os 500 e 600 quilos. Na bagagem, o grupo leva ainda dois “pinheirinhos”, com o nome de Leiria e D. Dinis, o rei que promoveu a sementeira que deu origem ao Pinhal de Leiria. O destino é Tongling, cidade da província de Anhui que assinou, em 1999, com o município de Leiria um acordo de cooperação e amizade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.