Madeira: Governo aprova Lei de Meios para financiar recuperação da ilha

Data:

O Governo aprovou a proposta de lei de meios, com a qual financiará a reconstrução dos danos causados pelas intempéries na Madeira com 740 milhões de euros em quatro anos, num total de 1080 milhões de euros.
A proposta de lei de meios vai suspender todos os artigos com impacto financeiro da Lei das Finanças Regionais aprovada recentemente pela Assembleia da República, ficando em vigor a lei anterior. Este diploma foi apresentado no final do Conselho de Ministros pelo titular das pastas do Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos.
Com a nova lei de meios da Madeira, o Governo transferirá 200 milhões de euros através do Orçamento do Estado, 265 milhões de euros por reafectação do fundo de coesão, 250 milhões de euros através de um empréstimo junto do Banco Europeu de Investimentos (BEI) e 25 milhões de euros por via da reafectação de verbas do PIDDAC. “Trata-se de uma lei de natureza excepcional que visa dar resposta a uma situação excepcional gerada na Madeira em virtude das intempéries que provocaram danos avultados”, justificou Teixeira dos Santos.
Segundo o membro do Governo, na sequência da constituição de uma comissão paritária (com membros dos governos da República e da Região Autónoma da Madeira), apurou-se que os prejuízos ascendiam a 1080 milhões de euros. Desse total exigido para a reconstrução, Teixeira dos Santos disse 340 milhões de euros caberão ao Governo Regional da Madeira e ao Fundo de Solidariedade da União Europeia.
Na conferência de imprensa, o secretário de Estado da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina, adiantou o dinheiro será sobretudo gasto (perto de 490 milhões de euros) com as ribeiras, no sentido de prevenir acontecimentos semelhantes”.

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.