Investigadores premiados por estudo sobre lúpus

Data:

Uma equipa de investigadores da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e do Hospital de Santo António, no Porto, foi premiada pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna por um estudo sobre o aparecimento do lúpus na população portuguesa.
A equipa, liderada por Berta Martins, do Laboratório de Imunogética do ICBAS, e por Carlos Vasconcelos, responsável da Unidade de Imunologia do Hospital de Santo António,, estudou os contornos de predisposição genética para o aparecimento da doença e concluiu que o número de doentes em Portugal (actualmente quatro mil) tem tendência a aumentar. Numa pesquisa que tem vindo a ser desenvolvida há cinco anos, os investigadores verificaram que certos componentes genéticos determinam uma maior probabilidade de desenvolver lúpus, enquanto que outros componentes revelam um efeito protector. “Alguns genes podem estar associados à doença e outros podem ser protectores. Com este tipo de informações vamos montando um puzzle que nos permite ir construindo os condicionalismos da doença”, explicou Carlos Vasconcelos à Lusa.
O galardão, no valor de 10 mil euros, é atribuído anualmente pelo NEDAI (Núcleo de Estudos de Doenças Auto-Imunes) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e tem como finalidade premiar trabalhos de investigação no âmbito das doenças auto-imunes. O lúpus é uma doença auto-imune crónica que pode atingir vários órgãos. Como em todas as doenças deste tipo, há uma agressão do organismo pelo sistema imune que é suposto defendê-lo e não atacá-lo. A doença tem vindo a aumentar nos últimos anos, não só em Portugal, mas também um pouco por todos os países ocidentais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.