Açores: Gastronomia do Minho ao Alentejo na Feira do Atlântico

Data:

A XI Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorre de 30 de Julho a 8 de Agosto na Praia da Vitória, na Terceira, Açores, vai contar com a participação de nove restaurantes portugueses de referência, foi anunciado.

A feira, considerada um dos pilares mais importantes das festas concelhias, está orçada em 150 mil euros, o que representa menos 50 mil euros do que no ano passado porque não terá a participação de nenhum restaurante internacional.
“O público que frequenta a feira tem demonstrado pouca apetência pela gastronomia internacional e os restaurantes não geram receita suficiente que justifique a sua presença”, afirmou o presidente da Câmara da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, na conferência de imprensa de apresentação da feira.
Nesse sentido, a edição deste ano contará com a presença de restaurantes do Minho ao Alentejo, passando pelos Açores, que reforçam a sua participação com a participação de mais um restaurante da ilha de S. Miguel.
“Pretendemos aumentar a presença da região, alargando a participação de outras ilhas para aumentar a oferta aos turistas”, sustentou Roberto Monteiro. Para este ano está confirmada a presença dos restaurantes Torres (Vila Verde), Estelas (Peniche), O Flor (Serra da Estrela) e Típico da Bairrada (Mealhada), surgindo como novidade o Palhinhas de Riomaior (Ribatejo), Comeres Barrosãs (Boticas), Porco Preto (Portalegre), Galanta (Terceira) e Rapa o Tacho (S. Miguel). A feira conta ainda com algumas empresas de doçaria, entre as quais o Forno (Angra do Heroísmo), Indústrias Caseiras de Cremilde André, de Lagoa (Algarve), e Conventual (Braga). Na charcutaria, o público terá acesso às iguarias de O Bísaro (Bragança), Marquês (Alentejo) e Charcutaria da Serra da Estrela.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, empresas de café e de tabaco regional completam a oferta deste certame. Roberto Monteiro salientou que “a qualidade é o factor e o critério principal da feira”, que dispõe de técnicos de uma empresa qualificada e certificada para “acompanhar todo o processo alimentar, garantindo a sua segurança ao público”. No ano passado, segundo a organização, foram servidas cerca de três mil refeições por dia, totalizando mais de 30 mil pratos de gastronomia variada ao longo do certame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.