Meus caros compatriotas do Emigrante/Mundo Português do qual sou assinante há vários anos e que tanto me orgulho por isso. Estou sempre a ler as notícias de Portugal, apesar de termos a televisão com um canal português, mas as notícias televisivas são passageiras enquanto o jornal nos faculta e proporciona maior conhecimento.
Mas caros amigos, o que me leva a enviar estas letras é um pedido, que é o seguinte. A minha esposa faz parte de uma família bastante numerosa, aqui no Brasil, com algumas pessoas importantes, que é família Souto Maior. Eu sempre pensei ser de origem portuguesa, mas aqui há alguma controvérsias, de ser de origem espanhola.
Como vós ai no jornal estão sempre a oferecer-nos os vossos serviços, gostaria na medida do possível um esclarecimento, sobre esta minha dúvida. Parabéns pelos quarenta anos do jornal, o qual nos traz mais felizes, pelas notícias do nosso longínquo Portugal. O que me levou a falar da família Souto Maior foi devido a um mapa, publicado no jornal onde diz chegar a Trancoso e trazia o nome da povoação Souto Maior. Foi isso que me chamou a atenção.
Caro assinante obrigado pelas suas palavras elogiosas e de verdade não sabemos se o nome provém de origem espanhola, se é português. Há uma povoação com o nome de Souto Maior perto de Trancoso, como há em Espanha o Castelo de Souto Maior.
Porém pode junto da Associação Portuguesa de Genealogia obter mais dados.
Escreva para Rua de António de Saldanha, 32 1400-021 LISBOA
Para Contactos:
SECRETARIO-GERAL:
José da Costa Caldeira
Casa do Pinhal Rua Principal, 58 Monte Arroio
2705-701 São João das Lampas Tel: +351 219 613 809 / +351 916 131 199
email: jcald@vizzavi.pt
Esperamos que com esta informação nos possa satisfazer e enriquecer esse seu conhecimento e já sabe ficamos à espera até que nos escervea e diga, quando souber mais sobre este apelido que em Portugal é muito conhecido pela sua ligação ao meio bancário ” Antigo Banco Pinto e Sotto Maior”