Transportes/Greve: Circulação muito afetada na CP, clientes têm de procurar alternativas

Data:

Ao segundo dia de greve dos maquinistas da CP, o cenário é de um grande número de comboios suprimidos, com a administração da empresa a assumir que não houve condições para disponibilizar alternativas aos clientes.

Ana Portela, responsável pela comunicação da CP, avançou à Lusa que, entre as 00:00 e as 06:00, apenas o serviço das composições internacionais não foi afectado e reconheceu que, com a paralisação de outras categorias profissionais agendada para hoje – a empresa tem 12 pré-avisos de greve -, os serviços mínimos de 20 por cento estabelecidos para os maquinistas poderão não ser concretizados.

Por parte do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), o seu presidente, António Medeiros, referiu que a paralisação de hoje terá um impacto maior do que o sentido na segunda-feira, com um grande número de comboios interurbanos, suburbanos e regionais suprimidos.

"Houve adesão à greve de outros sectores" do transporte ferroviário pelo que o nível de circulação dos comboios estimado é de "15 por cento", enquanto que na segunda feira foi de 20 por cento, disse António Medeiros.

A CP especificou que, entre as 00:00 e as 06:00, se realizaram os dois comboios internacionais previstos. Já na circulação de longo curso não se realizou nenhum dos três comboios previstos e apenas circulou um dos 21 regionais.

Nos comboios urbanos de Lisboa, dos 36 previstos, circulou um comboio, no Porto, dos onze previstos, circularam três e na região de Coimbra não circulou nenhum dos comboios previstos, especificou Ana Portela.

Em comunicado, divulgado esta manhã, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário dá conta de que a "circulação a norte está paralisada, nas linhas de Sintra e Cascais circula apenas um comboio em cada uma delas (…) e na linha do Sado, a maioria da circulação foi suprimida".

De acordo com o texto, a adesão à greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário "situa-se na ordem dos 95 por cento no geral, havendo taxas de adesão de 100 por cento na área da revisão do Porto, Lisboa e Barreiro".

Os maquinistas da CP cumprem hoje o segundo dia de uma greve de três, decretada pelo SMAQ, a que se juntam hoje outros profissionais do sector ferroviário e de outros transportes públicos, numa paralisação de 24 horas, que teve início às 00:00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.