Greve/Transportes: Apenas 20% dos comboios circularam no 1.º dia de greve dos maquinistas

Data:

penas 20 por cento dos comboios previstos circularam entre as 05:30 e as 12:00 desta segunda-feira, o primeiro de três dias de greve parcial dos maquinistas da CP, disse à Lusa o presidente do sindicato.

"Os comboios de mercadorias estiveram todos parados e nos comboios de passageiros circularam 20 por cento do total previsto" para o período entre as 05:30 e as 10:00, precisou o presidente do Sindicato dos Maquinistas (SMAQ), António Medeiros, sublinhando que a adesão foi "total".

Segundo o presidente do sindicato, na Linha de Cascais, dos 91 comboios previstos circularam 17 e na Linha de Sintra dos 170 comboios previstos circularam 33.

Ao nível do serviço regional dos 150 comboios previstos circularam os 30 definidos nos serviços mínimos e no longo curso (Alfa Pendular e Intercidades) não circulou qualquer comboios, acrescentou o presidente do sindicato.

A porta-voz da CP, Ana Portela, salientou o facto de não terem sido definidos serviços mínimos para os comboios de longo curso, afirmando que dos comboios previstos para o período entre as 05:30 e as 10:00 apenas um foi realizado.

Nos regionais, "a média de comboios realizados foi de 27 por cento" e nos urbanos a "média global de comboios realizados foi de 20 por cento", acrescentou Ana Portela.

A porta-voz da CP disse que os autocarros alternativos disponibilizados pela empresa "ajudaram bastante a resolver a situação".

"Como as pessoas estavam avisadas a manhã decorreu sem muita perturbação, embora tenhamos a noção que a vida de muitas pessoas foi afectada", acrescentou.

Ana Portela destacou ainda, pela positiva, o facto de terem sido realizados todos os comboios internacionais, devido a um "acordo entre o Sindicato dos Maquinistas e a administração da CP" na sequência das perturbações registadas no transporte aéreo devido à nuvem de cinzas vulcânicas que afectou o transporte aéreo.

A greve convocada pelo SMAQ vai decorrer até quarta feira, entre as 05:30 e as 10:00, em protesto contra o fecho "unilateral" de negociações salariais que estavam a decorrer com a CP, detalhou António Medeiros.

O SMAQ exige a "reabertura do processo negocial, com as actualizações salariais e a negociação dos ganhos de produtividade que estava em curso".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.