O judoca João Pina, que se sagrou campeão europeu na categoria -73 kg, já está concentrado no próximo objectivo, a qualificação olímpica, depois de um dia "muito bom", no qual conquistou a sua primeira medalha sénior.
"Foram muitos anos de trabalho e nunca desisti deste objectivo. Foi um dia muito bom para mim. Espectacular", disse à Agência Lusa, depois de ter derrotado na final de Viena o russo Batradz Kaitmazov, graças a um waza-ari, aplicado logo aos 17 segundos de combate.
O atleta do Sporting, com 28 anos e que conta com duas participações olímpicas (Atenas2004 e Pequim2008), aproveitou para dedicar o triunfo à mãe, mulher e filho.
"Tinha o objectivo de não parar de atacar e trabalhar de início ao fim. Consegui marcar logo uma grande vantagem e gerir as coisas até final", explicou Pina sobre o combate decisivo.
O judoca aponta já para "bons combates e uma boa posição no ranking" para conseguir o apuramento para Londres2012, que começa dentro de 15 dias, desejando marcar presença nos seus terceiros novos Jogos Olímpicos, dentro de dois anos.
O responsável pela secção de judo dos "leões", Pedro Soares, treinador de Pina, também já se mostrou "muito feliz e orgulhoso por poder retribuir, com esta medalha de ouro num Europeu, o investimento que o Sporting está a fazer na sua secção de judo".