25 Abril: Sessão solene na AR e desfile na Av. Liberdade marcam aniversário da Revolução

Data:

O XXXVI aniversário do 25 de Abril é comemorado no domingo com a tradicional sessão solene no Parlamento, marcada pelo discurso do Presidente da República e dos partidos, a que se seguirá o habitual desfile na Avenida da Liberdade.

A sessão solene na Assembleia da República terá início às 10:00 na Sala das Sessões, mas o ‘cerimonial’ irá começar cerca de uma hora antes, com um batalhão, representando os três ramos das Forças Armadas, com Estandarte, banda e fanfarra, a colocarem-se no passeio fronteiriço ao Parlamento, para prestar Guarda de Honra.

A partir das 09:30 irão começar a chegar os presidentes do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal de Justiça, precedidos pelo primeiro ministro, José Sócrates.

Alguns minutos antes das 10:00 chegará o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que será recebido pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, junto ao Estandarte do batalhão.

Às 10:00, já na Sala das Sessões, e depois de se ouvir o Hino Nacional pela banda da GNR, Jaime Gama declarará aberta a sessão, dando de seguida a palavra aos grupos parlamentares.

Pelo Partido Ecologista Os Verdes, o primeiro a discursar, falará a deputada Heloísa Apolónia, seguida do deputado do PCP José Soeiro.

O deputado do BE Fernando Rosas será terceiro a intervir, antes do CDS-PP, que ainda não revelou quem fará o discurso da sua bancada.

Pelo PSD falará o antigo líder parlamentar social democrata José Pedro Aguiar Branco e pelo PS será o deputado João Soares a intervir.

Depois de terminados os discursos dos grupos parlamentares, será a vez do discurso do presidente da Assembleia da República, que passará depois a palavra ao Presidente da República.

À tarde, decorrerá o tradicional desfile na Avenida da Liberdade, onde os partidos também se fazem normalmente representar e que este ano contará ainda com a presença do candidato presidencial Fernando Nobre.

Pelas 15:00, e como é também habitual no dia 25 de abril, abrem ao público os jardins da residência oficial do primeiro ministro e parte do edifício utilizado pelo chefe do Governo como gabinete de trabalho.

Nos jardins, por onde o primeiro ministro passará ao início da tarde, a animação estará a cargo de alunos do “Chapitô” e da Banda do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa.

A meio da tarde, José Sócrates seguirá para Santarém, onde assistirá à cerimónia de constituição Fundação da Liberdade, que ficará instalada nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria.

Ao final da tarde, o Presidente da República assistirá também no Palácio de Belém à actuação de grupos corais e etnográficos de Campo Maior.

Já à noite, Cavaco Silva irá estar presente no concerto “Abril”, de Cristina Branco, dedicado a José Afonso, e que se irá realizar no Pátio dos Bichos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.