Desemprego: Número de inscritos nos centros de emprego subiu em Março

Data:

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 1,9 por cento em Março face ao mês anterior e 18,1 por cento comparativamente ao mesmo período do ano passado. Em Março havia 571.754 desempregados no país.

De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), “o aumento anual do desemprego teve lugar em todas as regiões do país, destacando-se as oscilações mais significativas no Algarve (com mais 35,8 por cento) e na região autónoma da Madeira (com mais 33,8 por cento)”.

Face ao mês anterior, as únicas duas regiões onde em Março não se registou aumento do desemprego, foram o Algarve, que registou uma descida de 1,3 por cento, e os Açores, onde o desemprego desceu 5,9 por cento.

O aumento do desemprego registado em Março face ao mesmo mês do ano passado verificou-se em ambos os géneros, com uma variação de 23 por cento nos homens e de 14,1 por cento nas mulheres”.

Os dados hoje divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional mostram também que o desemprego aumentou em todos os grupos profissionais, com excepção dos “profissionais de nível intermédio do ensino”. Entre os que colocaram mais trabalhadores no desemprego no mês passado estão os “agricultores e pescadores de subsistência” e os “operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil”, com variações de 41,3 e 38,5 por cento, respectivamente.

Os dados revelam ainda que inscreveram-se, em Março, nos centros de emprego 64.381 desempregados, um número que é 17,1 superior ao verificado no mês anterior, apresentando, no entanto, um decréscimo de 2,1 por cento quando comparado com o do mês homólogo de 2009″. Relativamente ao número de colocações de desempregados pelos centros de emprego, “totalizou 5.627, valor superior ao do mês homólogo de 2009 (com mais 16,6 por cento) e ao do mês anterior (com mais 25,1 por cento)”.

Num comentário enviado à Agência Lusa, o Ministério do Trabalho considera que os dados de Março mostram uma “desaceleração do crescimento” do número de desempregados, e lembra que “esta evolução positiva [no número de desempregados] em Março está dentro dos valores esperados, com variações mensais menores que 2009”.

Por outro lado, o Executivo sublinha também que o facto de haver mais 10,4 por cento de ofertas disponíveis nos centros de emprego do que em Março do ano passado é um “sintoma evidente da recuperação da actividade económica”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.