Lino Carapeta foi o vencedor-surpresa da edição de 2010 do Ervideira Rali TT, terceira prova do campeonato nacional da especialidade que ficou marcada pela chuva e pela lama, que acabaram por levar ao abandono de mais de metade dos pilotos em prova.
A chuva que se fez sentir nos últimos dias antes do início da prova tornou as pistas muito escorregadias, que após a primeira passagem ficaram ainda mais deterioradas levando ao abandono de muitos pilotos.
Perante todas as dificuldades a vitória acabou por sorrir ao surpreendente Lino Carapeta em Bowler Wild Cat, com 2 minutos e 01,6 segundos de vantagem para Miguel Barbosa e com 18m32,8s para a outra surpresa do dia Edgar Condenso (1ºT2) em Isuzu D-Max.
Perante milhares de pessoas que encheram por completo as belas planícies alentejanas, dando um colorido extra à prova, Lino Carrapeta comentou no final que “este triunfo é resultado do muito trabalho de toda a minha equipa e um justo prémio para nós, após todas as contrariedades porque temos passado. Tem ainda mais valor dadas as limitações do nosso carro.”
O piloto aproveitou ainda para dar “os parabéns a toda a organização, pela linda prova que realizou, pelo muito público,” rematando que “isto sim é o verdadeiro TT, este é o TT do povo.”
Já Miguel Barbosa, que esteve sempre na frente até aos 40 quilómetros finais realçou que “ foi pena este final, por todo o trabalho feito pela nossa equipa merecíamos a vitória, mas o TT é isto, e quando a 40 kms do fim perdemos o turbo e depois a correia do alternador tornou-se impossível fazer mais do que o 2º lugar”.
Espectador atento, Duarte Leal da Costa, responsável da Adega Ervideira, principal patrocinador do evento, referiu que “a corrida foi um espectáculo com muito público a assistir ao longo de todo o percurso. Estamos muito satisfeitos por tudo o que conseguimos criar em torno da prova. Conseguimos trazer toda esta moldura humana ao Alentejo para este fim-de-semana de festa, porque criámos uma prova para toda a gente”.
Classificação Final
1º Lino Carapeta/Rui António (Bowler), 5h21m32,1s
2º Miguel Barbosa/M. Ramalho (Miutsubishi), a 2m01,6s
3º E. Condenso/N. Silva (Isuzu), a 18m32,6s
4º P. Sousa/J. Marques (Mitsubishi), a 38m01,8s
5º Pedro Bayona/Paulo Torres (Nissan), a 39m18,9s