Uma companhia de teatro de Vauxhall, Londres, vai organizar um festival cultural lusófono com cinema, dança e música com o objectivo de se aproximar da numerosa comunidade portuguesa que reside no bairro.
A companhia, que trabalha sobretudo com jovens menores de 27 anos, estreou a sala no final de Janeiro, depois de uma década sem espaço fixo, e quer aproximar-se dos vizinhos. Na Wandsworth Road, onde se fixou, estão vários restaurantes e estabelecimentos comerciais portugueses, formando uma área que é conhecida na capital britânica por “Little Portugal”. “Julgámos que seria uma boa ideia abrir o teatro à comunidade e celebrar o facto de estarmos nesta área”, justificou à agência Lusa, Violaine Bailleul, gestora do Lost Theatre.
Em destaque estão a estreia britânica de dois documentários, “Agostinho da Silva: Um Pensamento Vivo”, de João Rodrigo Mattos, e “Kontinuasom”, de Óscar Martínez, sobre a música e dança de Cabo Verde.
O festival abre na segunda-feira com uma palestra de Adelina Pereira, escritora e jornalista radicada em Londres, sobre a presença dos portugueses no Reino Unido “ao longo dos séculos”. Grupos locais vão também apresentar danças tradicionais de folclore portuguesas, angolanas e guineenses da Guiné-Bissau,
O dia 25 de Abril será comemorado com uma leitura de poesia revolucionária e o historiador Malcolm Howe fará uma palestra sobre os Painéis de São Vicente. O Festival termina com uma jornada angolana, que inclui uma exposição de pintura e artesanato, um workshop e actuação de kizomba e a projecção dos documentários “Capoeira, dança ou luta” e “Destino”, de José Fernandes.
Adelina Pereira, que foi também co-organizadora do evento, disse à Lusa estar “extremamente satisfeita por neste programa estarem representantes de quase todos os quadrantes dos países de língua portuguesa”. “É sinal de que podemos trabalhar juntos”, saudou.