Inglaterra: Companhia londrina organiza festival lusófono para se aproximar da comunidade portuguesa

Data:

Uma companhia de teatro de Vauxhall, Londres, vai organizar um festival cultural lusófono com cinema, dança e música com o objectivo de se aproximar da numerosa comunidade portuguesa que reside no bairro.

A companhia, que trabalha sobretudo com jovens menores de 27 anos, estreou a sala no final de Janeiro, depois de uma década sem espaço fixo, e quer aproximar-se dos vizinhos. Na Wandsworth Road, onde se fixou, estão vários restaurantes e estabelecimentos comerciais portugueses, formando uma área que é conhecida na capital britânica por “Little Portugal”. “Julgámos que seria uma boa ideia abrir o teatro à comunidade e celebrar o facto de estarmos nesta área”, justificou à agência Lusa, Violaine Bailleul, gestora do Lost Theatre.

Em destaque estão a estreia britânica de dois documentários, “Agostinho da Silva: Um Pensamento Vivo”, de João Rodrigo Mattos, e “Kontinuasom”, de Óscar Martínez, sobre a música e dança de Cabo Verde.

O festival abre na segunda-feira com uma palestra de Adelina Pereira, escritora e jornalista radicada em Londres, sobre a presença dos portugueses no Reino Unido “ao longo dos séculos”. Grupos locais vão também apresentar danças tradicionais de folclore portuguesas, angolanas e guineenses da Guiné-Bissau,

O dia 25 de Abril será comemorado com uma leitura de poesia revolucionária e o historiador Malcolm Howe fará uma palestra sobre os Painéis de São Vicente. O Festival termina com uma jornada angolana, que inclui uma exposição de pintura e artesanato, um workshop e actuação de kizomba e a projecção dos documentários “Capoeira, dança ou luta” e “Destino”, de José Fernandes.

Adelina Pereira, que foi também co-organizadora do evento, disse à Lusa estar “extremamente satisfeita por neste programa estarem representantes de quase todos os quadrantes dos países de língua portuguesa”. “É sinal de que podemos trabalhar juntos”, saudou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.