Islândia/Vulcão: Eurodeputados portugueses optam por regressar de carro

Data:

Vários eurodeputados tiveram que viajar hoje de carro para Lisboa, enquanto outros temem que o encerramento do espaço aéreo belga os obrigue a arranjar programa para o fim-de-semana, tudo por causa da erupção, na quarta feira de manhã, de um vulcão na Islândia.

Os eurodeputados socialistas Edite Estrela, Correia de Campos e Capoulas Santos decidiram viajar de carro para Lisboa, depois de a Bélgica ter decidido manter o espaço aéreo encerrado pelo menos até às 16 horas de hoje (15h de Lisboa).

“Estamos a caminho de carro, os aeroportos estão fechados, os comboios estão esgotados…”, disse Edite Estrela à Lusa, acrescentando que os três tinham compromissos a cumprir em Lisboa.

Saíram de Bruxelas de manhã cedo, prontos para enfrentar uma viagem de 20 horas ao volante de um automóvel. “Ainda não decidimos se fazemos a viagem directa ou se paramos para dormir no caminho”, acrescentou a eurodeputada, sublinhando que o lugar de condutor irá rodar por todos.

Já Carlos Coelho (PSD) espera que o vento mude de direcção e afaste as cinzas vulcânicas dos céus do Norte da Europa. Encarando a situação com humor, considerou que a situação “é a expressão da globalização: um vulcão na Islândia afecta milhares de pessoas em todo o mundo”.

Questionado sobre se já fez planos para o fim-de-semana, Coelho sublinhou ter esperança que as cinzas se afastem e os aviões possam voar. “É aborrecido, mas compreende-se. É melhor ser prudente do que ter aviões a levantar voo e a cair por causa de problemas nas turbinas”, disse.

Na mesma situação estão, pelo menos, os seus colegas de bancada Maria da Graça Carvalho e Nuno Saraiva. Já Diogo Feio (CDS-PP) não acusa qualquer transtorno, dado que tinha já planeado passar o fim-de-semana em Bruxelas.

A Comissão Europeia recordou na quinta-feira que os passageiros afectados pela nuvem de cinzas vulcânicas mantêm os seus direitos, nomeadamente a receber informação da companhia aérea, a escolher entre o reembolso das passagens ou a alterar as datas da viagem e ainda a alojamento e refeições. Dado que as circunstâncias são excepcionais e as perturbações não podem ser imputadas à companhia aérea, não há lugar a qualquer indemnização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.