O Presidente da República considerou hoje o domínio da língua portuguesa como um “trunfo profissional de grande importância” e uma “porta aberta” para novas oportunidades de negócio, exortando os estudantes checos a divulgarem e promoverem o português, refere uma notícia da Lusa.
Falando na Universidade Carolina, em Praga, perante uma plateia de dezenas de alunos checos que estudam português, o chefe de Estado destacou a importância do domínio da língua portuguesa, hoje falada por mais de 250 milhões de pessoas.
“Os especialistas estimam que, em 2050, o número de falantes de português nos países em que é língua oficial ascenda a 335 milhões de pessoas, um número a que haverá que somar todos quantos, como vós, o utilizam como língua estrangeira”, disse.
Por isso, continuou o Presidente da República, o português é “um trunfo internacional de grande importância”, pois torna mais fácil o contacto com países com taxas de crescimento económico elevadas, como Brasil, Angola ou Moçambique.
“Falar português é, assim, uma porta de acesso para novas oportunidades de negócio e de valorização profissional, uma constatação particularmente evidente, por exemplo, num país como a China, onde estudos recentes revelaram que o português é a língua que garante colocação profissional imediata aos estudantes das línguas estrangeiras”, acrescentou.
A Universidade Carolina, que o Presidente da República visitou esta manhã em Praga, tem um protocolo com a Universidade de Lisboa, de que resultou a criação de um Leitorado de língua checa naquele estabelecimento de ensino português.
Neste momento existem na República Checa cerca de 350 alunos a estudarem português.