O aeroporto da Portela, em Lisboa, registava hoje ao final da manhã algumas filas com centenas de passageiros surpreendidos pelo cancelamento dos voos para Inglaterra na sequência da nuvem de cinza de um vulcão na Islândia.
Junto aos balcões da Easy Jet, TAP e British Airways, companhias com voos para aquele destino, aguardavam filas de pessoas, algumas com mais de um centena de passageiros, à espera de vez para tentar remarcar um voo e assegurar dormida e refeições, uma vez que os voos de hoje foram todos cancelados.
“Já não conseguimos voo para hoje, mas apenas para sábado e por outra companhia aérea. É um grande transtorno porque eu ia trabalhar hoje e as miúdas começam a escola segunda-feira”, disse à Lusa António Sal, um português que vive com a mulher e duas filhas em Londres, há cerca de seis anos.
António veio uma semana a Portugal de férias, mas o regresso hoje adiado causa-lhe também prejuízos que lamenta não serem suportados pela Easy Jet: “Ele pagam o hotel, mas eu tenho o meu carro no aeroporto de Londres e vou ter de pagar mais dois dias e ninguém se quer responsabilizar”, afirmou.
Joe é inglês e vive nos arredores de Londres, veio com a família e alguns amigos de férias a Portugal e também tinha regresso marcado para hoje, que acabou por ser cancelado devido á nuvem de cinza que se desconhece por quanto tempo vai prejudicar o trafego aéreo.
“Adiar o regresso a Londres causa-nos algum transtorno, mas temos de ver as coisas pelo lado positivo pois podemos aproveitar mais um dia de ferias por aqui”, disse à Lusa, comentando gostar da ideia de poder desfrutar do “muito bom tempo” do país e salientando a “boa prestação” da companhia na resolução deste problema.
Nas filas junto aos balcões daquelas três companhias aéreas com voos para Inglaterra encontravam-se alguns funcionários da ANA – Aeroportos de Portugal a tentar orientar os passageiros que aguardavam a sua vez, distribuindo contactos telefónicos de linhas onde o dinheiro dos bilhetes podem ser devolvidos, caso os passageiros queiram fazer o regresso por outro meio de transporte.
Segundo a ANA – Aeroportos de Portugal vão ser afectados todos os voos dos aeroportos de Faro, Lisboa e Porto com destino ao Reino Unido, por causa da erupção do vulcão da Islândia que já obrigou à retirada de cerca de 800 pessoas das suas habitações no sul da Islândia.