Investigador português recebe bolsa internacional de 1,3 milhões de euros

Data:

A organização internacional Human Frontier Science Program (HFSP) atribuiu 1,3 milhões de euros a um consórcio liderado por Hélder Maiato, investigador do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto do (IBMC). Com esta bolsa, a equipa vai desenvolver uma nova explicação para a divisão celular.

Com esta importante bolsa, a equipa encabeçada pelo cientista português “vai desenvolver um novo modelo explicativo para a divisão celular, processo que está na base de anomalias muito frequentes em cancros humanos”, refere um comunicado da Universidade do Porto enviado a O Emigrante/Mundo Português.
O consórcio liderado por Hélder Maiato reúne equipas do Instituto de Biologia Molecular e Celular da universidade do Porto, do Whitehead Institute, MIT (Estados Unidos) e do German Cancer Research Center (Alemanha). Foi classificado pela HFSP no «top 3» dos nove projectos que a organização financia, escolhidos de entre 670 candidaturas.
O grupo agrega especialistas nas áreas Bioquímica, da Biologia Celular e da Modelação Matemática que vão testar uma nova explicação para o processo de divisão celular, tomando como alvo o papel da matriz que envolve o fuso mitótico, estrutura que organiza a divisão das células.
“A matriz do fuso mitótico sempre foi vista como um repositório de materiais celulares no processo de divisão”, explica a nota da Universidade do Porto. Uma ideia que Hélder Maiato e a equipa que lidera, querem provar que está errada.
Os investigadores pretendem confirmar que “aquela «zona nebulosa» assume um papel muito mais activo no processo de divisão celular”, refere ainda o texto.
Caso os testes sejam bem-sucedidos, o modelo pode potenciar a regulação da fidelidade da divisão celular, precavendo algumas anomalias associadas ao surgimento de cancro.
Para Helder Maiato, de 34 anos, a bolsa atribuída pela HSFP vem enriquecer um percurso que, apesar de curto, conta já com inúmeros prémios e trabalhos publicados em revistas de alto impacto. Doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), o cientista liderou, entre outros, o grupo de investigação do IBMC que venceu o Prémio Crioestaminal 2006 pela sua investigação na área da divisão celular, a partir da criação de técnicas inovadoras de microcirurgia laser.
A bolsa atribuída pela HFSP ao cientista português, foi anteriormente entregue a 16 autores de contributos para prémios Nobel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.