Governo e FNE negociam hoej arranque do próximo ano lectivo no estrangeiro

Data:

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se hoje com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, para negociar o arranque do próximo ano lectivo do Ensino do Português no Estrangeiro e a avaliação dos professores.

Num comunicado, a FNE indica que vai apresentar as suas “apreensões e discordâncias em relação ao enquadramento do concurso para o próximo ano” lectivo.

O Governo está a negociar o início do próximo ano escolar no estrangeiro e a avaliação dos professores com os sindicatos.

No passado dia 6, o Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE), agregado à FENPROF (Federação Nacional de Professores), criticou o Governo por voltar a adiar a abertura do concurso para a colocação de docentes no estrangeiro sem dar qualquer explicação.

O secretário-geral do SPE, Carlos Pato, disse ainda que o Governo não negociou com os sindicatos a abertura do concurso para os professores no estrangeiro por entender que “não havia lugar à negociação uma vez que é feita com base num regime jurídico”. Entretanto, a FENPROF também um comunicado onde manifesta “o mais veemente protesto pelo desrespeito que o MNE revelou pelas regras de negociação”.

Esta é a primeira vez que o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através do Instituto Camões, organiza o Ensino do Português no Estrangeiro depois da passagem de tutela do Ministério da Educação para o MNE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.