Até ao momento não há registo de portugueses entre as vítimas das fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro, Brasil, nem foram recebidos pedidos de ajuda, disse hoje fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades. “Não há vítimas portuguesas”, afirmou a fonte.
“Até ao momento, nem na embaixada, nem no consulado, nem através do gabinete de emergência recebemos qualquer solicitação (de ajuda), seja da comunidade residente, sejam de portugueses que eventualmente estejam na cidade”, acrescentou.
O site do jornal carioca «O Globo» refere que já morreram 102 pessoas, vítimas das cheias e dos deslizamentos de terras, causados pela chuva intensa que tem caído nos últimos dias na cidade. Segundo o diário, o último balanço do Corpo de Bombeiros refere que há ainda mais de 60 pessoas desaparecidas. Somente na cidade de Niterói, 47 pessoas são procuradas em escombros.
“Desde as 17h de segunda-feira até as 7h da manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil já recebeu 786 ocorrências, sendo a maior parte sobre desabamentos de imóveis, rachaduras, deslizamentos de barreiras e quedas de muros. Até ao momento, 108 imóveis foram interditados e 2.134 pessoas estão desabrigadas”, lê-se no site de «O Globo».