A Presidência da República nomeou cinco novos embaixadores de Portugal para Pequim, Ancara, Berna, Canberra e Budapeste, segundo decretos publicados hoje no Diário da República.
José Tadeu Soares vai ser o novo embaixador de Portugal em Pequim, de onde sai Pedro Quartin Santos, nomeado para Canberra.
Para Ancara segue Luísa Bastos de Almeida, substituindo José Lameiras, que vai chefiar a representação diplomática portuguesa em Berna.
António Augusto Mendes, até agora embaixador na capital australiana, vai para Budapeste.
O Diário da República publica várias exonerações por passagem à disponibilidade de embaixadores para os quais não é ainda anunciada substituição. Segundo fonte diplomática, esses embaixadores vão ter os seus mandatos prolongados “por alguns meses”.
Entre essas exonerações constam a de João Rocha Páris, embaixador de Portugal no Vaticano, António Santana Carlos, em Londres, José Vieira Branco, em Bratislava, e José da Cruz Almeida, em Estocolmo.
Os nomes a anunciar “nos próximos meses”, segundo a mesma fonte, deverão também incluir o chefe da embaixada que Portugal prevê abrir nos Emirados Árabes Unidos, na sequência do acordo bilateral assinado em Maio de 2009 e quando já está em funções em Lisboa um representante diplomático daquele país.