António Braga no Peru e Panamá com relações económicas e Conselho de Segurança na agenda

Data:

O secretário de Estado das Comunidades inicia hoje uma visita ao Peru e ao Panamá, com as relações económicas bilaterais e a candidatura portuguesa ao Conselho de Segurança da ONU na agenda, adiantou à agência Lusa fonte do seu gabinete.

Em Lima, capital do Peru, António Braga pretende identificar áreas prioritárias de interesse para o desenvolvimento do relacionamento bilateral económico, que possam impulsionar e diversificar as trocas comerciais e o investimento.

António Braga poderá ainda assinar com as autoridades peruanas um Acordo sobre Transferência de Pessoas Condenadas. Actualmente, existem quase 60 portugueses a cumprir pena por tráfico de droga no Peru.

Residem oficialmente no país 256 portugueses, maioritariamente com idades entre os 30 e os 50 anos. A maioria trabalha em empresas portuguesas ou em multinacionais, permanece no país por períodos de quatro a cinco anos e concentra-se nas cidades de Lima, Callao e Iquitos. Entre as empresas portuguesas a trabalhar naquele país destacam-se a Mota Engil, a Cimpor, a Lisnave, a Viplastic, Atral e o Grupo Espírito Santo.

Ainda segundo fonte do seu gabinete, António Braga segue depois para o Panamá, onde pretende identificar também áreas económicas de interesse mútuo, numa altura em que se vai iniciar brevemente o alargamento do Canal do Panamá.

António Braga vai também procurar apoios para a candidatura portuguesa a um lugar não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no biénio 2011-2012, e assinar acordos de cooperação nos domínios da língua, educação, juventude e desporto.

Estima-se que residam no país 220 portugueses, a maioria natural da Madeira, espalhados por todo o território, mas com forte concentração na capital. A emigração portuguesa para o Panamá iniciou-se nos anos 50 e 60, tendo o sector das pescas constituído a principal actividade dos portugueses.

Essa área ainda hoje continua a ocupar parte significativa dos portugueses e luso-descendentes, apesar de se verificar uma maior diversidade nas profissões desempenhadas pelos mais jovens, refere a Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.