Guiné-Bissau: Portugueses estão bem – Sec Estado das Comunidades

Data:

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e o chefe das Forças Armadas, Zamora Induta, foram feitos reféns por militares hoje de manhã na capital guineense, noticiou a Agência Lusa. Carlos Gomes Júnior já terá, entretanto, sido reconduzido ao seu gabinete

Entretanto, há uma hora atrás, o secretário Estado das Comunidades Portuguesas, informou que os portugueses residentes naquele país estão bem e não há registos de incidentes. “Todos os portugueses estão bem”, disse António Braga à Agência Lusa, acrescentando que está a “acompanhar a situação”.

Na mesma altura, a Lusa informava que primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, já tinha sido reconduzido por militares para o seu gabinete no Palácio do Governo, e estava reunido com oficiais superiores na presença de alguns membros do Governo. Em frente à sede do Governo, começam a juntar-se centenas de pessoas que dirigem palavras de solidariedade para com o chefe de Governo e palavras de repúdio aos militares. “Não queremos mais golpes de estado”, é uma das palavras de ordem, refere ainda a Lusa, citando fontes governamentais.

 

Primeiro-ministro ameaçado

 

Há minutos, durante uma conferência de imprensa, o vice-chefe das Forças Armadas, António Indjai, ameaçou matar o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, caso a população que se encontra reunida em defesa do chefe do executivo não abandone as ruas.

“Digam à população para abandonar as ruas, que voltem para as suas casas, senão vou matar Cadogo [Carlos Gomes Júnior]”, disse em crioulo António Indjai, trajado com farda de gala, durante uma conferência de imprensa terminada há poucos minutos no quartel general em Bissau.

Durante a conferência de imprensa, dirigida pelo ex-chefe da Armada, Bubo Na Tchuto, foi confirmada a detenção do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Zamora Induta.

O Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, encontra-se no seu gabinete na Presidência e não foi envolvido nas movimentações militares desta manhã em Bissau, acrescenta a Lusa.

Residem oficialmente na Guiné-Bissau 2.208 portugueses, estando a maioria concentrada em Bissau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.