Universidade de Coimbra abre curso de Química Medicinal

Data:

A Universidade de Coimbra vai abrir no próximo ano lectivo “a primeira licenciatura em Química Medicinal em Portugal, orientada para a descoberta de novos medicamentos”, disse à Lusa fonte da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Com um número clausus de 30 alunos, a licenciatura associa três Faculdades: Ciência e Tecnologia (área de Química), Medicina e Farmácia, o que acontece pela primeira vez em Portugal, explicou o coordenador Luís Arnaut.
“Estamos numa altura em que começa a haver dificuldades em criar novos medicamentos, mas as doenças continuam. Esta licenciatura surge, por isso, numa boa altura”, considera Luís Arnaut. O catedrático de Química afirma que os medicamentos genéricos têm vantagem sobre os outros, de marca, mas apenas ao nível do preço.
A licenciatura em Química Medicinal permitirá, sublinha, “dotar a indústria farmacêutica portuguesa de recursos humanos para que possa passar para um processo mais inventivo, do patamar dos genéricos para o patamar dos proprietários”.
O objectivo é iniciar a formação de cientistas capazes de conceptualizar, sintetizar e optimizar novas moléculas com efeitos terapêuticos acrescidos, que venham a ser parte dos medicamentos do futuro. A Universidade espera ver em breve aprovada a nova licenciatura pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A Química Medicinal é uma formação emergente na Europa e o curso alia as ciências exactas aos conhecimentos das ciências da vida e da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.