De cara lavada e carruagens com novas valências, o SudExpress comboio que parte diariamente de Lisboa, estação de Santa Apolónia, com chegada a Hendaye no dia seguinte, dando ligação ao comboio de alta velocidade francês (“TGV-Atlantique” que circula entre a fronteira franco-espanhola e Paris) oferece, a partir de agora, mais comodidade e conforto aos seus passageiros. Uma aposta com o objectivo de diminuir o prejuízo que este comboio apresenta…
A CP – Comboios de Portugal modernizou com carruagens Talgo o Sud Expresso, que circula desde 1887 e é actualmente o comboio internacional mais antigo da Europa que se mantém em circulação sem interrupções.
As novas carruagens foram alugadas à espanhola Renfe, uma opção que «permite evitar a compra de um novo parque material», explicou fonte oficial da transportadora portuguesa. Assim, os passageiros do Sud Expresso têm à disposição uma nova classe de luxo, a Gran Class, que junta a viagem com as refeições na carruagem restaurante a um compartimento equipado com casa de banho e duche privado. Os passageiros, que continuam a poder viajar sentados em carruagem salão, têm também à sua disposição outras duas classes: a Preferente (viagem em compartimentos para uma ou duas pessoas, com lavatório) e a Turística (compartimentos para quatro pessoas, com lavatório).
Estas melhorias não representam um «investimento relevante» e surgem devido ao «envelhecimento do material circulante e à necessidade de adequar o serviço aos mais elevados padrões dos comboios nocturnos europeus», disse a fonte oficial da CP. O antigo Sud Expresso integrava carruagens de 2.ª classe de lugares sentados de compartimentos para seis pessoas, carruagens couchette (com beliches) com compartimentos para seis pessoas e uma carruagem de camas, composta por 11 compartimentos que podiam ser utilizados por uma, duas ou três pessoas. Os preços da viagem Lisboa-Handaye variam actualmente entre os 67 e os 179 euros (só ida) e entre os 107 e os 286 euros (ida e volta).
O Sud Expresso sai todos os dias da Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, às 16h30, e chega a Handaye, às 07h10, e, no ano passado, transportou cerca de 75 mil passageiros, segundo dados da CP. A maioria dos passageiros do Sud Expresso são portugueses que residem na Europa, designadamente em França, e os seus familiares residentes em Portugal, bem como jovens em Interrail.
A CP refere também que, «com alguma frequência», são feitas «viagens de grupos de trabalhadores portugueses para trabalhos sazonais em Espanha e sul de França, assim como de alguns imigrantes estrangeiros, designadamente de países do leste da Europa a trabalhar em Portugal». O percurso do Sud Expresso em território português conta ainda com paragens na Estação do Oriente (Lisboa), Fátima, Pombal, Coimbra B, Pampilhosa, Santa Comba Dão, Nelas, Mangualde, Celorico da Beira, Vila Franca das Naves, Guarda e Vilar Formoso.
O primeiro Sud Express
Incluía duas carruagens-cama de 20 lugares e um ‘wagon-restaurant’ com sala de jantar para 20 pessoas e sala de fumo para 8. As carruagens, esclarece a CP, eram ligadas por “plataformas abertas providas de corrimãos e de passadiços. Para iluminação utilizava-se óleo mineral, e o aquecimento era feito por meio de água quente que circulava em tubos de cobre”. Até meados dos anos 90, o comboio só era eléctrico até à Pampilhosa. A partir daí a máquina funcionava a diesel.
António Freitas