Fronteira vai inaugurar centro de interpretação da Batalha dos Atoleiros

Data:

O município alentejano de Fronteira anunciou  a inauguração, em Setembro, de um Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, após um investimento de três milhões de euros.

A Batalha dos Atoleiros ocorreu a 06 de Abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel. Nessa batalha, Nuno Álvares Pereira venceu a cavalaria castelhana, apesar desta ser em maior número, utilizando pela primeira vez a táctica do quadrado. Da parte portuguesa não se registaram mortos, nem feridos, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Câmara de Fronteira, Pedro Lancha, indicou que espera inaugurar o centro de interpretação na “segunda quinzena de Setembro”. “Nós queremos inaugurar nessa altura do ano para que possamos servir as escolas de todo país, que, durante o mês de Setembro, estão a programar as suas visitas de estudo e os seus respectivos planos de actividade”, acrescentou. De acordo com o autarca, as obras de construção civil do Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros estão “concluídas”, seguindo-se nesta altura o concurso público para avançar com os arranjos exteriores.
O equipamento, erguido na antiga Escola Básica Integrada, situa-se na avenida Heróis dos Atoleiros, no centro daquela vila alentejana. “Este projecto está também inserido num programa de requalificação urbana. O equipamento vai surgir na antiga Escola Básica Integrada, que será desta forma totalmente requalificada”, explicou Pedro Lancha. O Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros apresenta-se como um projecto destinado a mostrar aos visitantes uma reconstituição daquela batalha histórica, através de meios multimédia. “Através de simuladores e de outros adereços multimédia, nós seremos transportados para a época medieval e expostos perante o desenrolar da batalha”, explicou o autarca de Fronteira.
O projecto de construção deste equipamento foi alvo de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e será co-financiado por fundos comunitários, num investimento de cerca de três milhões de euros. Para assinalar os 626 anos da Batalha dos Atoleiros, o município de Fronteira projecta ainda realizar, em Abril, a reconstituição histórica da batalha, uma feira medieval e um torneio medieval.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.