Portugal Continental e a Madeira vão entrar na hora de verão à 01:00 de Domingo, ao adiantar o relógio 60 minutos. Nos Açores, a mudança acontecerá pelas 00:00, altura em que se adianta a hora para a 01:00.
A informação é do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), cujo director, Rui Agostinho, explicou que a hora de Verão passou a ser decidida a nível da União Europeia, ao contrário do horário de inverno, que continua sob a soberania dos Estados.
Para tomar a decisão, o Governo ouve a Comissão Permanente da Hora, na qual se sentam representantes de todos os ministérios e entidades que expõem os seus interesses nesta área. À frente está o OAL, que como entidade independente avalia interesses e zela pelo cumprimento da sequência do dia e da noite.
Esta comissão existe formalmente desde os anos 40, mas as suas raízes remontam ao início do início do século XX, quando saber com exactidão a hora ganhou importância crescente na vida em sociedade e em especial nos negócios.
No século XIX, coexistiram a hora astronómica, que começava e acabava ao meio dia solar para acompanhar o trabalho de observação dos astrónomos, e a hora civil (meia noite).