Mais valias na venda de um terreno agrícola

Data:

Em 2008, vendi, por 40.000 Euros, um terreno agrícola que tinha comprado em Portugal, em 1997, por 10.000 euros. Este ganho está sujeito a imposto?

RAPOSO DIAS – Suíça

Se o leitor tivesse comprado o imóvel antes de 1 de Janeiro de 1989, data da entrada em vigor do Código do IRS, a mais-valia resultante da venda no estaria sujeita a imposto, mas teria de ser declarada no quadro 5 do Anexo G1 do impresso do IRS.  Não é esse o seu caso, pois comprou o terreno em 1997. 
Assim, o montante proveniente da venda do terreno é considerado um rendimento da categoria G e a mais valia (ganho) resultante é calculada pelo fisco. Sempre que se obtém ganhos com a compra e venda tem que se declarar às finanças.  Registe-se que sempre que se efectue a venda de um bem imóvel, 24 meses após a sua compra, aplica-se o coeficiente de desvalorização da moeda (tabela das finanças) ao valor da compra, para corrigir (anulando a inflação) obtendo-se a mais valia.
Desta forma, o valor da mais-valia obtida com a venda do terreno é 26,600 euros e o fisco irá tributar 50% dessa mais valia, logo vai pagar impostos sobre uma mais valia de 13.300 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.