O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sete distritos sob aviso amarelo devido às previsões de frio, assim como o arquipélago dos Açores, para onde se prevê chuva intensa.
Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre são os distritos de Portugal continental que estão sob aviso amarelo, como resultado das baixas temperaturas, que poderão atingir valores negativos.
Cerca das 06:00, registavam-se -5,6 graus Celsius nas Penhas Douradas, -1,5º em Bragança e -1,4º em Portalegre.
Apesar das temperaturas mínimas baixas, o IM prevê uma pequena subida das máximas nas regiões do interior norte e centro.
Para hoje, a máxima deverá ser de 11º no Porto, 14º em Lisboa, 15º em Faro, 18º em Ponta Delgada e 21º no Funchal.
Segundo o IM, o céu apresentar-se-á pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã, sobretudo na região sul, onde irão ocorrer aguaceiros fracos.
O vento soprará geralmente fraco (inferior a 20 Km/h) do quadrante norte, sendo que até meio da manhã será moderado (20 a 35 Km/h) no litoral e a sul do Cabo Carvoeiro. Nas terras altas a intensidade do vento será forte (35 a 45 Km/h).
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de oeste com dois a três metros e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 13º e os 14º, enquanto que na costa sul as ondas serão de sudoeste com dois a três metros, diminuindo depois para um a dois metros de altura. A temperatura da água deverá chegar aos 16º.
Devido ao estado do mar, as barras de Vila do Conde e Douro encontram-se condicionadas.
Igualmente sob aviso amarelo está o arquipélago dos Açores, para onde se esperam períodos de chuva, que passarão a regime de aguaceiros, assim como vento, que poderá ser intenso.
O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, refere-se a situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.