Audiências com governantes, um encontro com mais de 300 alunos de língua portuguesa, uma reunião com empresários radicados em Andorra e uma recepção à comunidade portuguesa são os compromissos da intensa agenda do Presidente da República no seu segundo dia no Principado.
Cavaco Silva chegou ao início da noite de ontem a Andorra tendo sido recebido no Parlamento pelo co-Príncepe Episcopal e pelo presidente do Parlamento, numa audiência em que estiveram presentes ainda os representantes dos grupos parlamentares andorranos.
À atarde, Cavaco Silva vai estar com alunos e professores de português. Ao que O Emigrante/Mundo Português apurou, neste encontro, o Chefe de estado vai ser recebido por mais de 350 alunos, portugueses e luso descendentes, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 ano, e visita uma exposição de desenhos cujo tema é «Portugal». Cavaco Silva assiste ainda a actuações preparadas pelos alunos, entre elas a dramatização «A República» e a declamação conjunta «Mar Português».
Actualmente, há cerca de 500 crianaças e jovens da comunidade a aprenderem a língua portuguesa no Principado.
Recorde-se que Portugal tem envidado esforços para que a língua portuguesa integre o sistema de ensino oficial andorrano.
O Presidente encontra-se depois com cerca de 100 empresários portugueses, e à noite oferece uma recepção à comunidade portuguesa, no Centro de Congressos de Andorra, durante a qual haverá uma apresentação de fados, interpretados por Joana Amendoeira.
Esta será a primeira presença de um Chefe de Estado português à comunidade lusa residente no principado. Com a visita a Andorra, o Chefe de Estado cumpre mais uma vez a promessa de marcar os aniversários do seu mandato presidencial junto os portugueses residentes no estrangeiro. Recorde-se que em 2007, Cavaco Silva comemorou o primeiro ano na Presidência da República junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo. Um ano depois visitou o Brasil e em 2009 comemorou com os portugueses residentes em Osnabruck, Alemanha, o seu terceiro ano de mandato.
Em Andorra reside uma comunidade constituída por quase 14 mil portugueses que representam um quinto da população.
Ana Grácio Pinto – Em Andorra
Apinto@mundoportugues.org