O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas está confiante na possível integração do português no sistema de ensino andorrano, como afirmou a O Emigrante/Mundo Português, à margem da recepção que o Presidente da República ofereceu à comunidade portuguesa na Catalunha .
António Braga, que esteve recentemente em Andorra a negociar essa possibilidade com autoridades do governo local, lembrou que o país tem já quatro línguas obrigatórias no sistema de ensino – catalão, espanhol, francês e inglês – e que a possível integração do português “é um processo que está actualmente em comissão”.
O governante, que integra a comitiva oficial do Presidente da República na deslocação à Catalunha e a Andorra, revelou que está a ser negociada com o Governo andorrano, a realização de uma experiência piloto em algumas escolas do Principado, em localidades de maior concentração da comunidade portuguesa.
António Braga afirmou que a comissão encarregada de acompanhar a implementação desse projecto piloto, tem já uma reunião agendada, e acrescentou que o processo está a ser acompanhado pelo embaixador de Portugal em Andorra, Mário Damas Nunes e pela coordenadora do ensino da língua portuguesa no Principado, Maria José de Matos.
O governante sublinhou ainda que “a grande comunidade portuguesa em Andorra é um elemento facilitador” das negociações com o governo andorrano.
Ana Grácio Pinto – Em Andorra
apinto@mundoportugues.org