O Presidente da República chega ao início da noite a Andorra para uma visita que se prolonga até ao fim da manhã de domingo e que inclui uma recepção à comunidade portuguesa, junto da qual vai celebrar o seu quarto ano na Presidência da República.
Esta será a primeira visita de um Chefe de Estado português à comunidade lusa residente no principado.
Além de um encontro com cerca de 100 empresários portugueses e outro com dirigentes associativos e o conselheiro das Comunidades Portuguesa, Cavaco Silva vai estar também com alunos e professores de português. Recorde-se que Portugal tem envidado esforços para que a língua portuguesa integre o sistema de ensino oficial andorrano.
No dia 6, à noite, o presidente oferece uma recepção à comunidade portuguesa, no Centro de Congressos de Andorra. Durante a recepção realiza-se uma apresentação de fados, interpretados por Joana Amendoeira.
Com a visita a Andorra, o Chefe de Estado cumpre mais uma vez a promessa de marcar os aniversários do seu mandato presidencial junto os portugueses residentes no estrangeiro. Recorde-se que em 2007, Cavaco Silva comemorou o primeiro ano na Presidência da República junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo. Um ano depois visitou o Brasil e em 2009 comemorou com os portugueses residentes em Osnabruck, Alemanha, o seu terceiro ano de mandato. Uma comunidade constituída por quase 14 mil portugueses que representam um quinto da população, e com quem o presidente da República estará entre sexta-feira e domingo.
Além de encontros institucionais com o co-príncipe e o primeiro-ministro andorrano, o representante do co-príncipe francês, o presidente do Parlamento do Principado e o presidente da Câmara Municipal de Andorra La Vella , o Chefe de Estado português comprirá no domingo, um dos principais pontos da sua agenda em Andorra.
Cavaco Silva vai participar numa cerimónia de homenagem às vítimas do acidente no “Túnel dels Dos Vallires”, ocorrido em Novembro do ano passado en onde morreram cinco operários portugueses.
Fonte da Presidência da República, informou que o Chefe de Estado Português quer sublinhar o espírito de solidariedade e o apoio das autoridades locais à comunidade portuguesa na altura do acidente, assim o apoio prestado pelas autoridades locais. Nesse sentido, Cavaco Silva vai condecorar o co-príncipe e o primeiro-ministro de Andorra.
Ana Grácio Pinto – Em Andorra
Apinto@mundoportugues.org