O Instituto de Meteorologia prevê períodos de chuva para hoje no arquipélago da Madeira e o aumento do vento a partir de sexta-feira, podendo atingir-se rajadas de 130 quilómetros por hora.
Para hoje estão previstos “períodos de chuva, aumentando de intensidade a partir do final da tarde com vento moderado de sudoeste, soprando forte nas zonas montanhosas, diminuindo de intensidade para o final do dia”. Está, assim, em vigor um aviso amarelo, definido para uma “situação meteorológica potencialmente perigosa”.
Na sexta-feira, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã e o vento aumentará de intensidade no final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante Sul, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora. Nas zonas montanhosas o vento tornar-se-á forte a muito forte com rajadas que poderão atingir os 130 quilómetros por hora.
Este “aumento do vento encontra-se associado à aproximação de uma depressão em fase de cavamento”, explica o Instituto de Meteorologia. “Esta depressão continuará o seu cavamento dirigindo-se para noroeste vindo a afectar o território do continente no próximo sábado”, acrescentam.
Na Madeira, prevê-se que no sábado o vento continue a aumentar de intensidade, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora, que poderão atingir 130 quilómetros por hora nas zonas montanhosas. Prevê-se ainda ondulação forte que poderá atingir os 6,5 metros na costa sul, bem como a ocorrência de precipitação moderada. “A intensidade do vento e da precipitação diminuirá a partir do final do dia, rodando o vento gradualmente para Oeste”, acrescenta o Instituo de Meteorologia.