O Instituto de Meteorologia prevê a continuação de ventos e chuvas fortes no litoral e terras altas do continente e no arquipélago da Madeira, situação que irá melhorar ao longo do dia.
De acordo com a meteorologista Ângela Lourenço, durante a tarde de hoje as condições meteorológicas vão melhorar ligeiramente, admitindo-se “boas abertas durante a tarde, na região norte”.
Para o arquipélago da Madeira estão previstas rajadas de vento com cerca de 80 quilómetros por hora, e queda intensa de chuva, mas com “melhoria durante a tarde” de hoje, adiantou a meteorologista.
O instituto admite que a ondulação marítima possa sofrer uma alteração, passando as ondas de sudoeste de cinco a seis metros para quatro a cinco metros, a norte do Cabo Carvoeiro.
Estas condições atmosféricas verificam-se devido à passagem de uma superfície frontal fria por todo o território nacional, concluiu a técnica.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) admite a ocorrência de cheias e inundações rápidas, possível galgamento das margens em cursos de água, o aumento de acidentes de viação, eventuais dificuldades com embarcações devido à agitação marítima e danos em estruturas montadas ou suspensas.
Aquela autoridade recomenda à população a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de inertes que possam ser arrastados, além de cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar e uma condução preventiva.