A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou hoje em alerta amarelo dez distritos do norte de Portugal continental até às 24:00 horas de quinta feira.
Por outro lado, fonte do Instituto de Meteorologia referiu que a ilha da Madeira terá quinta feira um “dia calmo”, mas com vento que terá “tendência a diminuir ao longo da manhã”.
Em Portugal continental, os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda e Leiria são os abrangidos pelo alerta amarelo da ANPC, ao passo que para os distritos de Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro foi determinada a passagem ao nível azul de alerta, de menor perigosidade.
O alerta Amarelo da ANPC é o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis: azul, amarelo, laranja e vermelho.
De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), refere a Protecção Civil, salienta-se a ocorrência de precipitação – “por vezes forte” – e trovoada nas regiões a norte, “não estando, no entanto, afastada a hipótese de ocorrerem aguaceiros pontualmente fortes mais a sul”.
As condições meteorológicas poderão originar, segundo a Protecção Civil, “cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, bem como “inundações nas zonas historicamente mais vulneráveis”.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda à população a tomada das “necessárias medidas de precaução” e “especial atenção” à condução de veículos, actividades relacionadas com o mar, “nomeadamente pesca desportiva”, bem como “à limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respetivos sistemas de escoamento”.
Contactada pela agência Lusa, uma meteorologista do Instituto de Meteorologia referiu que a ilha da Madeira espera um “dia calmo”, com vento “com tendência a diminuir ao longo da manhã”.