A curta-metragem «À côté» (2009), do jovem cineasta de origem portuguesa residente na Suíça Basil da Cunha, foi nomeada para o «Prix du cinéma suisse Quartz 2010», revela a Federação das Associações Portuguesas da Suíça (FAPS).
Seleccionado em 2009 para o 62º Festival do Filme de Locarno, o filme foi agora apresentado no âmbito das 45èmes Journées de Soleure e aí nomeado a 27 de Janeiro, juntamente com quatro outras películas, para aquele prémio.
As nomeações incidiram sobre um conjunto de dez categorias: ficção, documentário, curta-metragem, interpretação (três prémios), cenário, música, prémio especial do júri e prémio do público, valendo globalmente aos nomeados prémios no valor de 375 mil francos suíços.
O filme conta, ao longo de 25 minutos, a história de um amor impossível. Filho de mãe suíça e de pai português, Basil da Cunha, de 24 anos de idade, a frequenta Escola de Artes e de Design de Genebra. Este é o terceiro curta-metragem do cineasta, que filmou em 2008 «La Loi du Talion», e em 2007, «Le Mur».
A cerimónia de proclamação dos laureados do prémio terá lugar no dia 6 de Março, no Centro de Cultura e de Congressos de Lucerna.