Madeira: Exército disponibiliza instalações para acolher desalojados

Data:

O Exército vai disponibilizar as instalações militares do regimento de Guarnição para acolher os desalojados devido à tempestade que assolou a Madeira, disse fonte militar à Agência Lusa, acrescentando que o Exército já disponibilizou no terreno “quatro equipas de remoção de escombros e de limpeza, num total de 34 homens”, dois dos quais são oficiais de ligação à Protecção Civil e aos bombeiros.

A mesma fonte disse que no continente está preparada uma equipa de engenharia para verificar o estado das pontes e vias áreas da Madeira, estando previsto a Força Aérea Portuguesa disponibilizar um avião para o transporte desta equipa.

A caminho da Madeira está já o primeiro-ministro para avaliar a situação no terreno, acompanhado pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Gil Martins, dois técnicos daquela autoridade e um oficial da engenharia militar.

Entretanto, a Protecção Civil da Madeira assegurou à agência Lusa que estão a ser feitos todos os esforços para restabelecer a circulação automóvel entre o Funchal, a zona oeste e o interior da ilha. “Temos ainda várias situações complicadas, de povoações sem qualquer acesso, na zona oeste da ilha e no interior, mas estão a ser feitos todos os esforços para restabelecer o contacto com essas zonas”, disse à agência Lusa o vice-presidente da Protecção Civil Regional, Pedro Barbosa.

Aquele responsável da protecção civil madeirense lembrou que muitas estradas estão interrompidas devido a aluimentos de terras e quedas de árvores e ao desaparecimento de pontes. A agência Lusa constatou, a título de exemplo, que a ligação entre o Funchal e a Ribeira Brava pela via rápida está interrompida porque só num troço de dois quilómetros ocorreram cerca de 50 derrocadas.

O Governo Regional da Madeira contactou com as forças armadas locais que estão a ajudar nos trabalhos de limpeza e reparação das estradas cortadas, disse a mesma fonte. Nestes trabalhos estão ainda envolvidas equipas de bombeiros, das autarquias e de particulares.

A mesma fonte disse à Lusa que o tempo está a começar a melhorar na Madeira e as previsões, de acordo com um contacto que fez para os serviços de meteorologia, para as próximas horas são optimistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.