Madeira: Número de mortos aumentou para 32 – Governo Regional

Data:

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva, revelou que já estão confirmados 32 mortos, provocados pela tempestade que assolou a ilha.

Além das vítimas mortais, o hospital do Funchal registou a entrada de 68 feridos, dois dos quais tiveram de ser sujeitos a intervenções cirúrgicas, revelou o governante.

Por seu turno, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, disse que está a preparar o envio a Bruxelas de “um pedido de apoio”, com “documentação fundamentada”. Alberto João Jardim confirmou que já falou com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, com o Presidente da República e com o primeiro-ministro.

Governo tem equipa de socorro pronta

O ministro da Administração Interna revelou que o Governo tem já uma equipa de socorro com cerca de cem elementos pronta para auxiliar a Madeira e que irá pedir à União Europeia que seja declarado estado de calamidade pública.

Em declarações aos jornalistas no aeroporto de Figo Maduro, antes de embarcar num voo para a região, Rui Pereira disse que já falou com o presidente do Governo Regional a quem manifestou o apoio imediato da tutela.

“Se a Região Autónoma o entender conveniente, temos já aprontada uma equipa composta por cerca de cem elementos, entre elementos do GIPS [Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro] e elementos dos bombeiros Canarinhos para prestar auxílio”, adiantou.

Ajuda igualmente pedida ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa que, de acordo com o ministro Rui Pereira, estará disponível para enviar para a Madeira elementos dos Sapadores Bombeiros. Apesar de recordar que a Protecção Civil da Madeira é autónoma, o ministro considerou que a situação “exige uma resposta nacional”, descrevendo as imagens até agora conhecidas como “devastadoras”.

Disse ainda que o Governo português está a analisar a possibilidade de pedir à União Europeia que seja declarada “estado de calamidade pública” para a ilha, de modo a que seja possível acionar os mecanismos comunitários de apoio. Rui Pereira recordou que esta decisão irá caber ao conselho de ministros. Segundo o ministro da Administração Interna, o primeiro-ministro irá igualmente à Madeira, estando previsto que o voo onde vai o ministro Rui Pereira passe no Porto para levar José Sócrates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.