Mau tempo: Várias estradas do país cortadas devido à queda de neve

Data:

Várias estradas de alguns distritos do país encontram-se hoje cortadas ao trânsito devido à queda de neve, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No distrito da Guarda, está cortada a Estrada Nacional (EN) 338, que liga Loriga, Piornos, Torre e Lagoa Comprida e a EN339 entre Lagoa Comprida e Sabugueiro, segundo informação da ANPC, divulgada no seu site oficial.

A queda de neve também provocou o fecho da EN350, entre Madeira e Oleiros, e da EN351 entre Álvaro e Isna, em Oleiros, no distrito de Castelo Branco.

Em Viseu, um dos distritos mais afetados pela queda de neve, estão cortadas ao trânsito as estradas municipais 550, entre Resende e Bigorne, e 1056, entre o Caramulo e Caselho.

O trânsito está também interdito na EN 229-1, entre Antas e Penedono, e a EN226-3, entre Vale Abrigoso, Castro Aire e V. Serra, em Tarouca, distrito de Viseu.

A queda de neve também provocou o encerramento da Estrada Nacional 508, que liga Gramassa, Piodão e Arganil, no distrito de Coimbra, e da EN236, entre Castanheira de Pêra e Lousã, no distrito de Leiria.

Devido à neve, ao vento e agitação marítima, o Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje seis distritos do país e o arquipélago da Madeira sob alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro, que representa situações de risco para determinadas actividades, que estão dependentes das condições meteorológicas.

Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu estão em alerta amarelo devido à queda de neve, enquanto em Faro se deve à previsão de agitação marítima.

Já o Arquipélago da Madeira encontra-se sob alerta amarelo devido ao vento e agitação marítima.

Para hoje, dia de Carnaval, o IM prevê, para a Região Norte, céu muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros e queda de neve no interior acima dos 400/500 metros, subindo gradualmente a cota para os 1000 metros.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas.

Nas regiões Centro e Sul, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve no interior da região Centro acima dos 800 metros, subindo gradualmente a cota para os 1300 metros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e granizo.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sueste, rodando para sudoeste e soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul. Pequena subida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas são de 11 graus para o Porto, 10 graus para Lisboa e 17 graus para Faro.

Para os Açores, Grupo Ocidental, prevê-se céu muito nublado, com abertas durante a manhã e alguns aguaceiros. Vento noroeste bonançoso a moderado (10/30 km/h), enfraquecendo (05/10 km/h).

No Grupo Central e Oriental as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros e vento geralmente fraco.

A previsão de hoje para a Madeira indica períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros.

Vento soprará moderado a forte (20 a 40 km/h) de oeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 90 km/h nas zonas montanhosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.