Várias estradas de alguns distritos do país encontram-se hoje cortadas ao trânsito devido à queda de neve, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
No distrito da Guarda, está cortada a Estrada Nacional (EN) 338, que liga Loriga, Piornos, Torre e Lagoa Comprida e a EN339 entre Lagoa Comprida e Sabugueiro, segundo informação da ANPC, divulgada no seu site oficial.
A queda de neve também provocou o fecho da EN350, entre Madeira e Oleiros, e da EN351 entre Álvaro e Isna, em Oleiros, no distrito de Castelo Branco.
Em Viseu, um dos distritos mais afetados pela queda de neve, estão cortadas ao trânsito as estradas municipais 550, entre Resende e Bigorne, e 1056, entre o Caramulo e Caselho.
O trânsito está também interdito na EN 229-1, entre Antas e Penedono, e a EN226-3, entre Vale Abrigoso, Castro Aire e V. Serra, em Tarouca, distrito de Viseu.
A queda de neve também provocou o encerramento da Estrada Nacional 508, que liga Gramassa, Piodão e Arganil, no distrito de Coimbra, e da EN236, entre Castanheira de Pêra e Lousã, no distrito de Leiria.
Devido à neve, ao vento e agitação marítima, o Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje seis distritos do país e o arquipélago da Madeira sob alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro, que representa situações de risco para determinadas actividades, que estão dependentes das condições meteorológicas.
Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu estão em alerta amarelo devido à queda de neve, enquanto em Faro se deve à previsão de agitação marítima.
Já o Arquipélago da Madeira encontra-se sob alerta amarelo devido ao vento e agitação marítima.
Para hoje, dia de Carnaval, o IM prevê, para a Região Norte, céu muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros e queda de neve no interior acima dos 400/500 metros, subindo gradualmente a cota para os 1000 metros.
O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) nas terras altas.
Nas regiões Centro e Sul, as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve no interior da região Centro acima dos 800 metros, subindo gradualmente a cota para os 1300 metros. Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e granizo.
O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sueste, rodando para sudoeste e soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de sudoeste no Algarve e nas terras altas das regiões Centro e Sul. Pequena subida da temperatura máxima.
As temperaturas máximas previstas são de 11 graus para o Porto, 10 graus para Lisboa e 17 graus para Faro.
Para os Açores, Grupo Ocidental, prevê-se céu muito nublado, com abertas durante a manhã e alguns aguaceiros. Vento noroeste bonançoso a moderado (10/30 km/h), enfraquecendo (05/10 km/h).
No Grupo Central e Oriental as previsões apontam para céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva e aguaceiros e vento geralmente fraco.
A previsão de hoje para a Madeira indica períodos de céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros.
Vento soprará moderado a forte (20 a 40 km/h) de oeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas até 90 km/h nas zonas montanhosas.